O que é Justiça Socioambiental?

© Andre Dib/WWF-Brasil

Os princípios da Justiça Socioambiental preveem que todos os grupos sociais, independente de raça, etnia, gênero ou classe social, devem ter igual direito de acesso aos recursos naturais (água limpa, solo fértil, ar puro etc.) fundamentais a uma vida digna e saudável. Por outro lado, quando da implantação de obras, projetos ou políticas, nenhum grupo social deveria arcar de maneira desproporcional com as consequências ambientais negativas daí decorrentes.

O movimento por Justiça Socioambiental surgiu da constatação de que, em sociedades desiguais, a distribuição dos custos e benefícios do crescimento econômico são também desiguais. A instalação de hidrelétricas na Amazônia é um caso bastante ilustrativo. Construídas para gerar eletricidade que vai dinamizar a produção econômica nos centros urbanos e industriais do país, elas deixam um enorme prejuízo para as populações ribeirinhas dos locais onde se instalam, que frequentemente perdem acesso às terras mais férteis, vêm sua produção pesqueira despencar e suas terras invadidas por pessoas que foram atraídas à região pela obra. Enquanto os benefícios vão para longe e são aproveitados pelas camadas mais ricas da população, os prejuízos se acumulam localmente e são suportados por populações historicamente marginalizadas, as quais têm poucos recursos financeiros e, portanto, pouco acesso a advogados, à mídia e aos mecanismos de justiça.

Por isso, um dos mecanismos que tentam promover a Justiça Socioambiental é o direito à participação e influência na tomada de decisões sobre grandes obras ou políticas públicas. Mesmo os segmentos mais vulneráveis e frequentemente excluídos de nossa sociedade – povos indígenas, extrativistas, quilombolas, ribeirinhos e outros –  devem ser consultados previamente sobre a possibilidade de construir uma usina hidrelétrica, abrir ou pavimentar uma estrada ou de levar adiante qualquer iniciativa que possa afetar suas vidas. Esse direito é atualmente garantido pela Constituição Federal e pela Convenção 169 da OIT, da qual o Brasil é signatário.

O WWF-Brasil defende um modelo de desenvolvimento que reduza as desigualdades sociais, regionais, econômicas e valorize nossa diversidade cultural, em linha com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

No WWF-Brasil a Justiça Socioambiental é uma dimensão presente em todas nossas ações, desde projetos de conservação de determina espécie até ações de incidência política em nível nacional.

COMO APOIAR NOSSO TRABALHO

Nossos projetos de conservação e ações na área das políticas públicas buscam promover o controle e participação social, assim como o respeito aos direitos fundamentais. Ao contribuir financeiramente com o WWF-Brasil, você mostra que também apoia esses princípios. Afinal, #CuidarComeçaAgora

APOIE NOSSO TRABALHO. DOE!