Alunos de Fortaleza recebem aula de energia no arquipélago de Fernando de Noronha



16 agosto 2017    
Uma das turmas da Escola Santa Cecília em visita ao Espaço
© Arquivo WWF
Por Juliana Marinho

Entre os dias 11 e 15 de agosto, mais de 70 estudantes da Escola Santa Cecília, de Fortaleza, viajaram até a ilha de Fernando de Noronha para aprender sobre biodiversidade, conservação do meio ambiente, energias renováveis e mudanças climáticas. As turmas, todas do 8º ano do Ensino Fundamental, visitaram o Espaço Aulas de Energia Usina Solar Noronha II, uma parceria do Grupo Neoenergia e o Programa de Mudanças Climáticas e Energia do WWF-Brasil.
 
“É um momento único, porque eles estão tendo bastante contato com a biodiversidade e esse contato faz com que eles respeitem mais a natureza, tendo consciência de que os atos podem trazer consequências muito grandes”, avalia a professora de Biologia e Ciências Ana Gardênia Foeppel.

No espaço, os alunos puderam escutar e opinar sobre a geração de energia na ilha, aquecimento global e refletir como eles, enquanto indivíduos, podem enfrentar e minimizar os efeitos das mudanças climáticas. Reutilizar embalagens, comprar roupas em brechós e até criar um grupo no whatsapp para combinar caronas para a escola foram algumas das propostas sugeridas. “Aqui eles aprenderam a ter um consumo mais consciente, a não desperdiçar energia, que além de cara é essencial para nós”, complementa a professora.
 
Os alunos aprenderam dicas de uso racional da energia por meio de jogo de memória interativo, além de visitar virtualmente a Usina Solar Noronha II, e entender seu funcionamento e operação. “Foi bem interessante e educativo, aprendemos a importância do uso da energia solar e viajamos pela ilha com os óculos de realidade virtual”, avalia Marcela Villar, de 13 anos, que faz parte do grupo. Além do Espaço, os alunos conheceram o Projeto Tamar e exploraram as praias e trilhas da ilha.
 
O Espaço Aulas de Energia Usina Solar Noronha II está localizado no bairro do Boldró, em frente à sede do Projeto Tamar e funciona de terça a domingo, das 14h às 19h. Além disso, é possível agendar seu atendimento, pelo telefone (81) 99974-1194. 
Uma das turmas da Escola Santa Cecília em visita ao Espaço
© Arquivo WWF Enlarge
Alunos utilizando os óculos de realidade virtual
© Arquivo WWF Enlarge
DOE AGORA
DOE AGORA