Plenário vazio, resultados pífios: fim melancólico da COP 15 clama por mais mobilização global

21 dezembro 2009
Plenário Karen Blixen vazio, COP 15, United Nations Climate Change
A tão esperada Conferência do Clima em Copenhague termina com um Acordo não aprovado e aponta para a urgência da mobilização até a reunião do México.
© WWF / Richard Stonehouse

Após anos de negociação, a COP 15 fracassou na assinatura de um acordo concreto sobre o clima. Houve, sim, a redação de um documento chamado “Acordo de Copenhague”. Trata-se de um documento escrito, mas não aprovado. Para o líder da delegação da Rede WWF, Kim Carstensen, isso significa que ele existe e que pode ser usado, que se pode trabalhar à luz de seu texto.

“E é isso que vai acontecer durante os próximos meses, juntamente com a continuação das negociações em dois sentidos: Um é o dos temas do Protocolo de Quioto e o outro é das questões que não foram tratadas no Protocolo”, avaliou Kim Carstensen.

Ele deposita suas esperanças em uma nova e urgente Conferência das Partes, já prevista para se realizar no México, mas que ainda não tem data prevista para acontecer.

“Esperamos seja logo, porque não queremos esperar muito tempo até obter um acordo com obrigatoriedade legal – um acordo justo, ambicioso e de cumprimento obrigatório, porque é disso que nós precisamos. E eu acho que nós temos uma chance de obter isso no México”, disse o líder da delegação da Rede WWF.

Para que isto seja possível, segundo avalia Carstensen, é necessário que o WWF e as organizações não governamentais sigam fazendo suas campanhas.

E ele aponta, no âmbito da Rede WWF, a realização da campanha Hora do Planeta, como crucial nesta caminhada, ao lado da luta por políticas públicas em cada país e um apelo para que as nações compreendam que podem prosperar e ter um bom desenvolvimento econômico, com empregos verdes, se tomarem a atitude de realizar algo realmente grandioso em relação às mudanças climáticas.

Plenário Karen Blixen vazio, COP 15, United Nations Climate Change