Relatório Planeta Vivo 2006



30 maio 2008    
Relatório Planeta Vivo 2006
© WWF-Brasil
A cada dois anos a Rede WWF compila dados de todos os continentes e dezenas de países e os reúne na publicação O Planeta Vivo, uma fotografia detalhada sobre a situação da natureza mundial. A edição de 2006 do relatório indica que, se as atuais projeções se concretizarem, a humanidade consumirá perigosamente até 2050 duas vezes mais recursos que o planeta pode gerar a cada ano.

A publicação reúne diferentes dados para compilar dois indicadores do bem estar da Terra. O primeiro é o índice Planeta Vivo, que avalia a biodiversidade, baseado nas tendências de mais de 3600 populações de 1300 espécies vertebradas no mundo. O segundo índice, a “pegada ecológica”, mede a demanda da humanidade sobre a biosfera (quantos hectares uma pessoa necessita para produzir o que consome por ano).

As informações apontam uma série de tendências, inclusive demonstra que há uma clara diferença entre países desenvolvidos e em desenvolvimento. O Brasil, por exemplo, está praticamente na média de consumo mundial, mas ainda assim os brasileiros consomem mais do que o planeta agüenta. Clique no link ao lado para baixar o relatório completo.
DOE AGORA
DOE AGORA