Implementação do Código Florestal é tema de seminário e intercâmbio em Rio Branco (AC) | WWF Brasil

Implementação do Código Florestal é tema de seminário e intercâmbio em Rio Branco (AC)



27 Março 2017   |  
Durante o curso, participantes aprenderam a fazer o manejo florestal de pequena escala
O manejo florestal é uma das mais interessantes ferramentas para garantir a conservação da biodiversidade e o uso sustentável dos recursos naturais
© WWF-Brasil/ Marcelo Cortez
O WWF-Brasil e várias instituições parceiras realizam, nos dias 29 e 30 de março, em Rio Branco (AC), um evento voltado para discutir a implementação do Código Florestal nos estados do Acre e do Amazonas. 

O evento foi pensado como um intercâmbio - dedicado à troca de ideias e experiências - e terá palestras de alto nível, proferidos por alguns dos mais renomados especialistas do País. O encontro terá cerca de 30 participantes, é aberto à participação de interessados, que podem fazer sua inscrição na hora, e vai ocorrer no Best Western Gran Lumni Hotel, na região central da capital acriana.

Entre os assuntos a serem discutidos na ocasião estão a validação do Cadastro Ambiental Rural (CAR), desafios do Programa de Regularização Ambiental (PRA), mecanismos financeiros para restauração florestal, usos de bacias hidrográficas, transparência e ganhos de conservação. 

Equilíbrio

Um dos grandes objetivos do encontro é avançar com a implantação, no Acre e no Amazonas, do Programa de Regularização Ambiental (PRA). Este programa busca ordenar a restauração e a compensação das vegetações nativas, garantindo assim o equilíbrio entre as atividades econômicas, o uso da terra e a conservação da biodiversidade.  

Hoje, tanto o Amazonas quanto o Acre estão em fase de discussão e implementação do PRA. A ideia é que, durante o evento, os representantes desses estados troquem experiências e atualizem suas informações - para que o PRA dos dois estados sejam consistentes e consigam implementar os instrumentos existentes dentro desta política.

Ferramenta

Para o diretor executivo do WWF-Brasil, Maurício Voivodic, o evento é uma oportunidade de juntar esforços em prol da implementação qualificada do Código Florestal. “O Código é uma ferramenta central para se pensar numa gestão territorial que inclua a conservação da natureza e a produção de bens e riquezas na Amazônia”, afirmou.

O titular da Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Acre, Edgard de Deus, disse que o Estado possui mais de 47 mil imóveis rurais cadastrados, bem acima das estimativas iniciais. “Debater o momento atual e as condições que precisam ser criadas para efetivação do Código Florestal é fundamental, sendo ainda mais relevante quando se trata de Amazônia, pois podemos estimular o aprimoramento do uso da terra e inibir novos desmatamentos, que é o grande problema ambiental da região”, afirmou.

O evento tem o apoio do Governo do Acre, do Governo do Amazonas, do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), da Sociedade Rural Brasileira (SRB), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) e da Coalização Brasil - Clima, Florestas e Agricultura.     

Código Florestal

Desde que o novo Código Florestal foi instituído, em 2012, o WWF-Brasil trabalha pela sua correta e adequada implementação. Entre as diversas agendas nas quais a instituição está envolvida, algumas delas são: capacitação de produtores e agentes públicos, corredores ecológicos, transparência do CAR e incentivos econômicos. O WWF-Brasil participa ainda de diversos fóruns de discussão que tratam deste assunto, como o Observatório do Código Florestal, a Coalizão Brasil Clima, Floresta e Agricultura e o Comitê de Sustentabilidade da Sociedade Rural Brasileira. 
Durante o curso, participantes aprenderam a fazer o manejo florestal de pequena escala
O manejo florestal é uma das mais interessantes ferramentas para garantir a conservação da biodiversidade e o uso sustentável dos recursos naturais
© WWF-Brasil/ Marcelo Cortez Enlarge
O evento vai reunir atores sociais do Acre e do Amazonas para a troca de informações e experiências
© WWF-Brasil/Talita Oliveira Enlarge
Floresta amazônica, Brasil.
Instituído em 2012, o novo Código Florestal ainda precisa regulamentar vários de seus dispositivos e ferramentas
© Paul Forster / WWF Enlarge

Comentários

blog comments powered by Disqus
DOE AGORA
DOE AGORA