Programa de Educação Ambiental Rio Vida

02 outubro 2006
Autor/Responsável pela Experiência: Rosa Malena Gomes de Carvalho; Mônica Perim de Almeida; Adriana Abel Penedo; Priscilla Maria Ringuier; Juliana Camata Lima.
Entidade promotora da Experiência: Citágua - Águas de Cachoeiro S/A
População Beneficiada: 60% da população de Cachoeiro de Itapemirim, população esta estimada em 175 mil habitantes. Total de 105 mil habitantes, aproximadamente.
Localização:Toda área urbana da cidade de Cachoeiro de Itapemirim.
Período em que a Experiência foi desenvolvida: Início em junho de 2002 sem previsão de término.

RESUMO DA EXPERIÊNCIA
Após a concessão dos serviços de captação, tratamento e distribuição de água e coleta e tratamento de esgoto, foi identificado a oportunidade de elaborar um programa de educação ambiental para esclarecer e sensibilizar a população de Cachoeiro de Itapemirim sobre a importância do tratamento de esgoto, bem como a necessidade de preservação das nascentes e da mata ciliar.Vale ressaltar que no município não havia projetos efetivos de mobilização ambiental nas escolas e comunidades.
O Programa de Educação Ambiental Rio Vida visa ampliar o conhecimento da população quanto a importância de preservar e recuperar os recursos hídricos. Para isso promove a sensibilização diretores, professores e alunos da rede pública e privada, além de comunidades organizadas da área urbana de Cachoeiro de Itapemirim.