Projeto Saneamento, Educação Ambiental e Cidadania

02 outubro 2006

Autor/Responsável pela Experiência: Neusa Cadore
Entidade promotora da Experiência: Rede Pintadas (Centro Comunitário de Serviços de Pintadas)
População Beneficiada: 11.166 habitantes
Localização: Sede do Município de Pintadas/BA
Período em que a Experiência foi desenvolvida: 2000 a 2003

RESUMO DA EXPERIÊNCIA
O município de Pintadas, localizado no semi-árido baiano, vivencia uma experiência de Desenvolvimento local sustentável, que se traduz numa prática inovadora de gestão pública. Através da mobilização da comunidade local, foi formada a Rede Pintadas. Compõe-se por 11 entidades representativas no município e funciona como espaço de discussão e formulação de políticas públicas, além de articular apoio técnico e financeiro junto às organizações de cooperação internacional, universidades, ONG e outras instituições públicas. Esse projeto é voltado, especialmente, para a implantação de saneamento ambiental no município. Nesse sentido, o Movimento de Mulheres teve um papel decisivo na identificação dos problemas e na mobilização da Rede em busca de soluções.

A prática do planejamento participativo facilitou o processo de mobilização e reflexão acerca dos problemas advindos com a falta de saneamento em Pintadas. Como decorrência das discussões realizadas na Rede, a comunidade e o poder público definiram objetivos para o projeto de saneamento ambiental, integrando as necessidades em torno de água, esgoto e lixo. Esses objetivos, através do Projeto implementado, alcançaram resultados concretos e significativos, a exemplo da ampliação do acesso à água potável com a implantação de cisternas. Entretanto, esse é um processo que caminha respeitando às limitações existentes: recursos financeiros insuficientes, condições climáticas adversas e a própria dinâmica dessas necessidades, num contexto que, embora seja favorecido pela prática da participação e da solidariedade, é permeado pela precariedade nas condições materiais de sobrevivência, tão marcadamente presente no semi-árido nordestino.