Parceria com AmBev e lançamento de livro marcam Dia Mundial da Água no WWF-Brasil



19 março 2010    
Cachoeira, dia mundial da água
Cachoeira do Travessão, Parque Estadual Carlos Botelho, São Paulo.
© WWF-Brazil / Adriano Gambarini

Uma parceria com a AmBev para a gestão de água e conservação de nascentes e áreas de cabeceira na bacia Corumbá-Paranoá, em Brasília, marcará o Dia Mundial da Água no WWF-Brasil.

A AmBev programou uma série de atividades no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, para marcar a abertura do Movimento Cyan, que visa à mobilização da sociedade para o uso consciente dos recursos hídricos.

Um dos destaques é um ciclo de debates com início às 19h, no Porão das Artes (Fundação Bienal de São Paulo), que reunirá nomes como o economista Ladislau Dowbor, a ambientalista Marcia Brewster e a secretária geral do WWF-Brasil, Denise Hamú, além de palestras de especialistas como o jornalista Steven Solomon e o biólogo Samuel Barrêto, do programa Água para a Vida, do WWF-Brasil.

Para simbolizar a mobilização, o artista plástico Guto Lacaz vai desenvolver uma intervenção na Marquise do Parque do Ibirapuera, em São Paulo.

A Casa Líquida vai exibir uma exposição interativa. A ideia é aplicar o conceito de pegada hídrica para a rotina de uma família. A instalação permite identificar com alguns exemplos o quanto se gasta de água para produzir cada item de uma casa.

Dividindo experiências – Na Universidade dos Correios, em Brasília, será lançada, também como parte das comemorações do Dia Mundial da Água, às 17h, a publicação Nascentes do Brasil: estratégias para a proteção de cabeceiras em bacias hidrográficas.  A publicação reúne diferentes experiências de proteção de nascentes, desde o Programa Adote uma Nascente, do Governo do Distrito Federal, até casos de proteção do Xingu, Minas Gerais, Bahia e outros de igual importância.

O lançamento faz parte da programação do Seminário Água e Cidadania – Visões múltiplas para um recurso de usos múltiplos, realizado pelo Instituto Brasília Ambiental em parceria com a Adasa, Movimento de Cidadania pelas Águas e Centro de Estudo Interdisciplinar da Água  (CET-Água).

Cachoeira, dia mundial da água
Cachoeira do Travessão, Parque Estadual Carlos Botelho, São Paulo.
© WWF-Brazil / Adriano Gambarini Enlarge
DOE AGORA
DOE AGORA