Prêmio WWF-Brasil Personalidade Ambiental | WWF Brasil

Prêmio WWF-Brasil Personalidade Ambiental



Entregue a cada três anos, o Prêmio WWF-Brasil Personalidade Ambiental é concedido a uma pessoa reconhecida por seu trabalho pela conservação da natureza e pela promoção do desenvolvimento sustentável no nosso país. Os candidatos ao Prêmio são indicados por especialistas em conservação da natureza, e o vencedor escolhido pelo conselho do WWF-Brasil. Veja abaixo informações sobre todas as edições da premiação.

Edição 2012

A restauração da Mata Atlântica no Vale do rio Doce (MG), a conservação e uso equilibrado do meio ambiente, promovendo a formação profissional, evitando o êxodo e trazendo de volta os habitantes que foram obrigados a migrar, além de estabelecer o Instituto Terra como um centro de excelência nas áreas de recuperação e educação ambiental, desenvolvimento sustentável e mobilização social. Essas são as motivações para a concessão desta edição do Prêmio WWF-Brasil Personalidade Ambiental ao casal Sebastião Salgado e Lélia Wanick.
 
	© Divulgação/Instituto Terra
© Divulgação/Instituto Terra

Edição 2009

Pesquisador-titular e coordenador do Centro de Ciência do Sistema Terrestre do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), o Dr. Nobre foi escolhido pela sua grande contribuição científica para a compreensão do aquecimento global e os impactos das alterações climáticas na Amazônia. Ele foi também um dos autores do Quarto Relatório de Avaliação do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) que, em 2007, foi agraciado com o Prêmio Nobel da Paz, juntamente com o ex-vice-Presidente dos Estados Unidos, Al Gore. No mesmo ano, recebeu o Prêmio da Fundação Conrado Wessel, na área de Meio Ambiente. O Dr. Nobre formulou em 1991 a hipótese pioneira da "savanização" da Amazônia por conta do aquecimento global, que hoje é referência importante em todo o mundo.
 
	© Roosevelt Pinheiro
Carlos Nobre
© Roosevelt Pinheiro

Edição 2006

Ex-Ministra do Meio Ambiente de 2003 a 2008 e ex-senadora pelo estado do Acre durante 16 anos, Maria Osmarina Marina Silva Vaz de Lima dedicou sua vida à proteção do meio ambiente. Iniciou sua trajetória política nos anos 80 ao lado de Chico Mendes, com quem fundou a Central Única dos Trabalhadores (CUT) do Acre.  Em 2007 recebeu o maior prêmio da Organização das Nações Unidas (ONU) na área ambiental - o Champions of the Earth (Campeões da Terra). Em 2010, foi candidata à Presidência da República, obtendo mais de 19% dos votos válidos em todo o território nacional.
 
	© WWF-Brasil
Marina Silva
© WWF-Brasil
DOE AGORA
DOE AGORA