Pegada de Carbono e Mudanças Climáticas | WWF Brasil


 
	© WWF-Brasil

Pegada de Carbono e Mudanças Climáticas

A Pegada Ecológica também mede a Pegada de carbono, a qual representa a área terrestre necessária para depósito das emissões de gás carbônico oriundas da queima de combustíveis fósseis e da produção de cimento.

Atualmente, a Pegada de carbono responde por mais da metade da Pegada Ecológica total da humanidade. Trata-se da parte que mais cresce na Pegada. Há uma centena de anos, a Pegada de carbono era uma fração muito pequena de toda a Pegada Ecológica. Desde 1970, nossa Pegada de carbono total mais do que triplicou.

A Pegada de carbono da humanidade é a principal causa das mudanças climáticas. Devido ao fato de que geramos emissões gás carbônico em ritmo muito mais rápido do que é possível absorver, existe um acúmulo de gás carbônico na atmosfera e no oceano.

Reduzir significativamente a Pegada de carbono é um passo essencial para acabar com o abuso ecológico e viver dentro dos limites e meios propiciados pelo nosso planeta. Trata-se, ainda, do passo mais fundamental para conter as mudanças climáticas – resultado mais importante da nossa gastança ecológica em excesso.

Fonte: GFN

Dicas

DOE AGORA
DOE AGORA