Oficinas em Campo Grande capacitam educadores sobre biodiversidade | WWF Brasil

Oficinas em Campo Grande capacitam educadores sobre biodiversidade



24 fevereiro 2011    
O Guia já está sendo usado pelos professores de Reserva do Cabaçal no Mato Grosso (foto), que tiveram uma capacitação em setembro de 2010.
© WWF-Brasil/Geralda Magela


O WWF-Brasil e o Instituto Supereco realizam nos dias 26 e 27 de fevereiro, em Campo Grande (MS), oficina de formação para educadores Investigando a Biodiversidade em Sala de Aula. O curso é destinado aos profissionais da rede pública de ensino de Campo Grande e tutores da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) e será realizado no Museu de Cultura Dom Bosco, no Parque das Nações, em Campo Grande (MS).

O objetivo da oficina é sensibilizar os educadores sobre a importância da biodiversidade, suas ameaças e potencialidades. Também pretende formar multiplicadores de educação ambiental com foco em biodiversidade, conservação e sustentabilidade, com processos metodológicos atraentes e eficientes, para atuarem em seus espaços formais e comunitários.

Os organizadores também têm como meta estimular soluções inovadoras que integrem pesquisa, educação, tecnologia e conservação e iniciar um diálogo sobre os passos para o período pós 2010, integrando com a Década da Biodiversidade, o Ano Internacional das Florestas e a Rio + 20.

O evento é organizado pela técnica em Educação Ambiental do WWF-Brasil, Terezinha Martins e realizado por meio de uma parceria firmada entre WWF-Brasil e Secretaria Municipal de Educação do Mato Grosso do Sul (SEMED-MS). A oficina será ministrada pela coordenadora geral do Instituto Supereco e uma das autoras dos Cadernos, Andrée de Ridder Vieira, e pelas educadoras ambientais Andrea Bossi e Eliane Santos, equipe técnica do instituto.

Guia de apoio – O material de trabalho usado será o Guia Investigando a Biodiversidade, publicação editada conjuntamente pelo WWF-Brasil, Supereco e Conservação Internacional. Lançada em maio de 2010, como parte das comemorações do Ano Internacional da Biodiversidade e do Dia Internacional da Biodiversidade (22/5), a obra é uma adaptação brasileira para o material “Exploring Biodiversity”, uma co-publicação da Conservação Internacional e do WWF.

O objetivo da publicação é apoiar o trabalho de educadores que têm o desafio de desenvolver ações e atividades pedagógicas envolvendo professores, crianças e jovens sobre o significado e a importância da nossa biodiversidade e como devemos conservá-la.

O livro reúne textos e atividades práticas em 133 páginas e é destinado ao educador com o objetivo de fortalecer a importância pedagógica do tema, trazendo conceitos, metodologias e atividades que contribuam para o aprimoramento do seu trabalho como multiplicadores de educação ambiental junto ao público infanto-juvenil.

Voltada à realidade brasileira, a publicação traduz conteúdos científicos, geralmente técnicos e complexos, de forma lúdica e atraente para sensibilizar educadores e educandos a investigar, analisar e reconhecer a importância da biodiversidade brasileira, de seus serviços ambientais, as ameaças de extinção e os desafios para a sua conservação, bem como as possíveis soluções, com casos de sucesso apresentados.

Na oficina de formação, serão apresentados os conteúdos do guia de apoio, bem como o potencial pedagógico das atividades para aplicação com públicos de projetos diversificados tanto do ensino formal quanto informal. Como o Brasil é o país da megadiversidade. Também serão abordados casos de sucesso citados no livro e projetos de conservação da biodiversidade de sucesso da região.

A oficina em Campo Grande é destinada apenas aos professores da rede pública de ensino e aos tutores da UFMS. No entanto, quem tiver interesse em conhecer mais sobre esses temas pode consultar o guia sobre a Biodiversidade. A publicação está disponível para download nos sites do WWF-Brasil: http://www.wwf.org.br/informacoes/bliblioteca/?25082/Investigando-a-Biodiversidade-guia-de-apoio-aos-educadores-do-Brasil do Instituto Supereco (www.supereco.org.br) e da Conservação Internacional (www.conservacao.org).

Sobre o WWF-Brasil

O WWF-Brasil é uma organização não-governamental brasileira dedicada à conservação da natureza com os objetivos de harmonizar a atividade humana com a conservação da biodiversidade e promover o uso racional dos recursos naturais em benefício dos cidadãos de hoje e das futuras gerações. O WWF-Brasil, criado em 1996 e sediado em Brasília, desenvolve projetos em todo o país e integra a Rede WWF, a maior rede independente de conservação da natureza, com atuação em mais de 100 países e o apoio de cerca de cinco milhões de pessoas, incluindo associados e voluntários. Saiba mais: www.wwf.org.br

Sobre o Instituto Supereco

Fundado em 1994, o Instituto Supereco tem como missão promover a educação ambiental como ferramenta estratégica para a conservação do meio ambiente aliada ao desenvolvimento humano. Por meio de parcerias, atua em escolas, empresas, ONGs, instituições governamentais e comunidades com o objetivo de despertar um novo olhar sobre as questões socioambientais e incentivar a mudança de comportamento de forma diferenciada e mobilizadora.

A “arte de criar e sensibilizar", com rigor científico e fundamentação, é um dos diferenciais das metodologias produzidas pelo Supereco, sempre com linguagem acessível e personalizada para cada público. O produto final do processo de educação ambiental é uma intervenção baseada no diagnóstico apurado in loco, seguido por um planejamento estratégico e pela implementação de programas com a participação da sociedade. Saiba mais: www.supereco.org.br

Serviço:
O que? Oficina para professores da rede pública de ensino e tutores da UFMS.
Onde? Museu de Cultura Dom Bosco, no Parque das Nações, em Campo Grande (MS).
Quando? Dias 26 e 27 de fevereiro, de 8h as 17h.

 

O Guia já está sendo usado pelos professores de Reserva do Cabaçal no Mato Grosso (foto), que tiveram uma capacitação em setembro de 2010.
© WWF-Brasil/Geralda Magela Enlarge
Capa do livro
Capa do livro "Investigando a Biodiversidade: guia de apoio aos educadores do Brasil"
© WWF-Brasil, Conservação Internacional e Supereco Enlarge
DOE AGORA
DOE AGORA