Proprietários de reservas particulares criam associação em Mato Grosso



05 junho 2006
O estado do Mato Grosso conta, a partir desta terça-feira (6/6), com associação de proprietários de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN). A assembléia de criação da entidade e a solenidade de posse da primeira diretoria serão realizadas em Cuiabá, às 11h. O evento contará com a presença de proprietários de RPPNs e representantes de ongs, como o WWF-Brasil. Também está prevista a presença do Secretário Estadual de Meio Ambiente de MT, Marcos Machado.

A criação da associação é um marco, pois os proprietários organizados terão mais força de negociação com o governo, e possibilidades de estabelecer parcerias com diversas instituições. O evento é resultado de três anos de articulação com participação ativa do Programa Pantanal para Sempre do WWF-Brasil, da organização não-governamental The Nature Conservancy (TNC), da Confederação Nacional de RPPNs e dos proprietários de RPPN de Mato Grosso.

O Estado de Mato Grosso possui atualmente 16 RPPNs, sendo 15 federais e 1 estadual totalizando uma área aproximada de 174 mil hectares que protege fragmentos importantes dos biomas Pantanal, Cerrado e Amazônia. Até o momento os proprietários destas reservas não se encontravam organizados, o que inviabilizou o estabelecimento de uma estratégia de fomento e incentivo a criação de novas reservas particulares e de implementação das já existentes.

As Reservas Particulares do Patrimônio Natural são unidades de conservação privadas, criadas mediante solicitação do proprietário rural ao órgão ambiental responsável como Ibama e as Secretarias Estaduais de Meio Ambiente. Estas unidades vêm adquirindo nos últimos anos um caráter bastante privilegiado, pois quando o proprietário rural transforma uma porção de suas terras em área protegida ele está contribuindo e posicionando-se como sociedade civil no processo de conservação dos recursos naturais e melhoria na qualidade de vida, mostrando compromisso com o meio ambiente.

O Programa Pantanal para Sempre do WWF-Brasil têm dentre seus objetivos promover a criação de novas áreas protegidas (Reservas Privadas e Áreas Públicas) na Bacia do Pantanal, atuando principalmente no apoio técnico-financeiro e na articulação com os atores. No Mato Grosso o programa começou a atuar neste processo a partir de 2004, com o principal objetivo de articular a criação da Associação de Proprietários de RPPNs de Mato Grosso (Associação RPPN MT).

As RPPNs são instrumento fundamental na estratégia de criação de áreas protegidas para conservação do meio ambiente e da biodiversidade na Bacia do Pantanal.

SERVIÇO:
O QUE: Criação e posse da 1ª diretoria da Associação de RPPN – MT
QUANDO: 06 de junho de 2006, às 11h
ONDE: Av. Fernando Correia da Costa, 1675 - JARDIM DAS AMÉRICAS - ESPAÇO PLAENGE – Cuiabá (MT
DOE AGORA
DOE AGORA