WWF-Brasil e MMA firmam parceria para divulgar alimentos orgânicos



06 junho 2006
O consumo responsável e a alimentação saudável serão tema da solenidade que o Ministério do Meio Ambiente realiza nesta quarta-feira (7/6), às 9h, como parte das comemorações da Semana do Meio Ambiente. Será assinado Acordo de Cooperação entre o WWF-Brasil e o MMA para promoção da 2ª Semana dos Alimentos Orgânicos, que este ano ocorrerá de 23 a 30 de junho.

O lançamento oficial da campanha pelos alimentos orgânicos contará com uma mesa-redonda para debater o tema produção e consumo sustentável e meio ambiente. Está prevista, também, assinatura de portaria interministerial entre os ministérios do Meio Ambiente, da Agricultura, do Desenvolvimento Agrário e do Desenvolvimento Social, criando um grupo de trabalho para propor estratégias de políticas de produção e consumo sustentáveis.

O WWF-Brasil, por intermédio do Programa Pantanal para Sempre, apóia a produção de carne orgânica, nos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul A adoção da pecuária orgânica certificada na Bacia do Pantanal – somada à implantação de uma rede de áreas protegidas, ao uso racional dos recursos naturais renováveis e ao turismo responsável – poderá garantir a manutenção da biodiversidade regional e dos processos ecológicos concomitante ao desenvolvimento socioeconômico.

Recentemente, o WWF–Brasil divulgou estudo realizado em São Paulo e Rio de Janeiro sobre o mercado nacional e internacional para a carne orgânica. Segundo o estudo, apesar do crescimento do consumo de produtos orgânicos a taxas de 15% ao ano, os produtos de origem animal ainda são pouco conhecidos do público em relação aos alimentos orgânicos de origem vegetal, mais difundidos e com consumo consolidado. De acordo com a pesquisa, a falta de informações sobre o que é carne orgânica e sobre os benefícios sociais e ambientais decorrentes do modo de produção orgânico são as principais razões para esse baixo consumo no país.

O WWF-Brasil vai colaborar na disseminação de informações a alunos do ensino fundamental e médio e divulgar a produção brasileira de orgânicos aos seus parceiros e na Rede Mundial WWF, composta por organizações autônomas em mais de 100 países e que conta com apoio de cerca de 5 milhões de pessoas, entre afiliados e voluntários.

SERVIÇO:
O QUE: Lançamento II Semana dos Alimentos Orgânicos e assinatura de Acordo de Cooperação
ONDE: Espaço Cultural Sergio Motta, Ministério da Cultura (Bloco B, térreo), DF
QUANDO: 7/6/06, quarta-feira, 9h
DOE AGORA
DOE AGORA