RAPPAM - Avaliação Rápida e Priorização do Manejo de Unidades de Conservação de São Paulo

21 julho 2006
Capa RAPPAM -- Implementação da Avaliação Rápida e Priorização do Manejo de Unidades de Conservação do Estado de São Paulo
© WWF-Brasil

A Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, por meio do Instituto Florestal, em parceria com o WWF-Brasil, implementou o RAPPAM para avaliar a situação de unidades de conservação na região leste do estado. O estudo abrangeu o litoral, Vale do Ribeira, Alto Paranapanema, Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e região metropolitana de São Paulo, totalizando cinco estações ecológicas, 18 parques estaduais e dois parques ecológicos.

O RAPPAM (Rapid Assessment and Priorization of Protected Area Management) é um método desenvolvido pela Rede WWF para a avaliação rápida e priorização do manejo em unidades de conservação. Seu objetivo é fornecer ferramentas para o desenvolvimento de políticas adequadas à proteção de florestas e à formação de uma rede viável de unidades de conservação.