Reserva de Desenvolvimento Sustentável - Diretrizes para a regulamentação

19 junho 2007
Reserva de Desenvolvimento Sustentável - Diretrizes para a Regulamentação
© WWF Brasil

A publicação "Reserva de Desenvolvimento Sustentável - Diretrizes para a regulamentação" apresenta a sistematização resumida de estudos e debates que procuram abordar os principais pontos polêmicos relacionados a essa categoria de unidade de conservação de uso sustentável. O principal objetivo do estudo é tentar  esclarecer e reduzir dúvidas freqüentes em relação às Reservas de Desenvolvimento Sustentável (RDSs).

“Reserva de Desenvolvimento Sustentável - Diretrizes para a regulamentação” apresenta também os resultados de uma discussão eletrônica aberta à participação pública, realizada pelo WWF-Brasil entre setembro e novembro de 2006, para recolher informações e impressões de atores envolvidos com a temática das RDSs. O objetivo da discussão foi dar ensejo à formulação de um documento-base, capaz de subsidiar órgãos governamentais executores do Snuc (Sistema Nacional de Unidades de Conservação) no processo de regulamentação dessa categoria de unidade de conservação.

O caderno faz parte do objetivo do WWF-Brasil em acompanhar e apoiar a execução do Programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa), do governo federal, criado para implementar uma rede de unidades de conservação que propicie a conservação de amostras representativas das diferentes paisagens da Amazônia brasileira.

O volume foi lançado durante o V Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação, entre 17 e 21 de junho de 2007, em Foz do Iguaçu (PR).