Nota de pesar: Henrique Brandão Cavalcanti | WWF Brasil

Nota de pesar: Henrique Brandão Cavalcanti

06 maio 2020
Henrique Brandão Cavalcanti, criador da SEMA foi Conselheiro do WWF-Brasil por uma década.
© WWF BRASIL
Por WWF-Brasil

Recebemos com pesar a notícia da morte de Henrique Brandão Cavalcanti, membro do Conselho Consultivo do WWF-Brasil entre 2004 e 2014. Além de Conselheiro, Professor Henrique também foi parceiro de nossa organização em diversos projetos no Cerrado, em seu trabalho na Fundação Pró-Natureza (Funatura), que teve papel decisivo na criação de UCs, em que atuamos, Parque Nacional do Grande Sertão Veredas e Mosaico Sertão-Peruaçu.

A atuação decisiva de Henrique na criação, na década de 1970, do primeiro órgão público brasileiro voltado exclusivamente a questões ambientais, a Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), posteriormente transformada em Ministério, o coloca entre os grandes defensores do Meio Ambiente no Brasil.

Não por acaso, está citado de forma carinhosa no livro de memórias de Paulo Nogueira-Neto, considerado o pai do ambientalismo no Brasil:

Toda a organização da rede de ação ambiental existente na Federação Brasileira, começou como resultado da Conferência de Estocolmo, em 1972, à qual não compareci. O Brasil enviou uma delegação, chefiada pelo ministro do Interior, General Costa Cavalcante e Secretariada por Henrique Brandão Cavalcanti. Naquela época, apenas 16 países possuíam uma entidade governamental central de Meio Ambiente. A delegação foi para lá com grandes restrições quanto à defesa ambiental, mas o secretário Henrique Brandão Cavalcanti conseguiu reverter à situação. No final o Brasil assinou a Declaração de Estocolmo sem ressalvas. Henrique, diga-se de passagem, mais tarde foi ministro do Meio Ambiente, com grande satisfação de nossa parte.

Nós saudamos e agradecemos a Henrique Brandão Cavalcanti por suas contribuições e ensinamentos ao longo de todos estes anos e deixamos nossas condolências aos seus familiares e amigos.