Projeto capacita gestores e conselheiros de Áreas Protegidas do Alto Paraguai | WWF Brasil

Projeto capacita gestores e conselheiros de Áreas Protegidas do Alto Paraguai



05 Julho 2019   |  
Oficina de Capacitação de Conselheiros e Gestores de Áreas Protegidas do Alto Paraguai.
© WWF-Brasil
Thaís Santos 

Com supervisão de Marcos Piovesan
 
 

O WWF-Brasil, por meio do projeto Pasos, financiado pela União Europeia, em parceria com a Wetlands Internacional e Mupan (Mulheres em Ação no Pantanal) e com o apoio das Secretarias de Estado de Meio Ambiente dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, iniciou um Programa de capacitação continuada que visa oferecer estratégias para ampliar e fortalecer a capacidade dos gestores e conselheiros das Unidades de Conservação (UC’s) na Bacia do Alto do Paraguai.

O objetivo do programa é atender às demandas dos gestores e conselheiros de áreas protegidas do Cerrado e Pantanal brasileiro, para qualificar a gestão e a atuação dos conselhos nestas áreas. O programa está dividido em três módulos com cinco oficinas, divididas em: nivelamento, aprofundamento e integração.

O primeiro módulo de nivelamento foi realizado em Campo Grande/MS, entre os dias 20 e 22 de março, e em Cuiabá/MT, entre 3 e 5 de abril, com um total de 50 pessoas capacitadas. Os temas abordados foram: conceitos básicos sobre conselho; boas práticas e gestão de conflitos.

No segundo módulo – aprofundamento – foram abordados os temas: planejamento estratégico, plano de ação, governança, comunicação e gestão de conflitos, serviços ecossistêmicos e áreas úmidas. As aulas ocorreram em Campo Grande/MS entre os dias 10 a 13 de junho, onde foram capacitadas 20 pessoas, e em Cuiabá/MT, entre os dias 24 a 26 de junho, com 19 pessoas capacitadas.

Segundo Julia Boock do WWF-Brasil, “esta ideia surgiu com a experiência e a parceira de longa data com os gestores de MS. Juntos vimos a necessidade de fortalecimento dos conselhos de áreas protegidas e demais áreas onde o papel dos atores locais é fundamenta para o exercício da cidadania. A população brasileira tem que se apropriar destes espaços e se capacitar para melhor atuar neles. Quando iniciamos a construção deste projeto vimos que não seria apenas um curso, mas sim um programa, pois as necessidades são diversas, bem como o público.”.

 

Próximos passos

As próximas oficinas compõem o módulo de Integração e serão realizadas em Campo Grande/MS, nos dias 5 e 6 de agosto, e em Cuiabá/MT, nos dias 8 e 9 de agosto. O público total estimado é de 90 participantes.

Oficina de Capacitação de Conselheiros e Gestores de Áreas Protegidas do Alto Paraguai.
© WWF-Brasil Enlarge
Oficina de Capacitação de Conselheiros e Gestores de Áreas Protegidas do Alto Paraguai.
© WWF-Brasil Enlarge

Comentários

blog comments powered by Disqus
DOE AGORA
DOE AGORA