RPPNs: reservas particulares que conservam a natureza | WWF Brasil

RPPNs: reservas particulares que conservam a natureza



31 Janeiro 2018   |  
31 de janeiro - Dia Nacional das RPPNs
© Bruna Veríssimo / WWF-Brasil
Por Ivana Oliveira, com colaboração de Taís Meireles e Renata Peña

O Brasil tem, hoje, mais de 1.582 Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs), segundo o Cadastro Nacional de Unidades de Conservação do Ministério do Meio Ambiente. Mais de 11 mil km² de áreas particulares destinadas à conservação e proteção do meio ambiente, por vontade dos próprios donos das terras.

Essas reservas tem a importante missão de proteger os recursos naturais, desenvolver pesquisas científicas, promover manutenção e o equilíbrio climático ecológico, além de incentivar o ecoturismo sustentável. Apesar dos números impressionantes, ainda há muito a ser feito!

Infografia sobre o Dia das RPPNs


Mata Atlântica


O bioma com mais RPPNs - são quase 500 reservas - é também um dos mais ameaçados do país. Para ajudar a proteger a Mata Atlântica, o WWF-Brasil se juntou à Federação das Reservas Ecológicas Particulares do Estado de São Paulo (Frepesp) no projeto Protetores da Mata. Juntas, no último ano, apoiaram 28 reservas no estado de São Paulo com Planos de Apoio à Proteção, somando 78 RRPNs com planos instituídos e mais 8 em processo de criação.

O projeto atua desde 2010 na conservação da biodiversidade, capacitação e engajamento da sociedade em São Paulo. As atividades realizadas incluem oficinas de apoio aos proprietários rurais, prevenção de vetores de risco, ecoturismo sustentável e oportunidades de negócio para jovens empreendedores.  

Pantanal


O Pantanal soma mais de 230 mil hectares de áreas destinadas a RPPNs. São 17 no Mato Grosso do Sul e 4 no Mato Grosso. Com 15 anos de parceria, a Assossiação de Proprietários de Reservas Particulares do Mato Grosso do Sul (Repams) e o WWF-Brasil, atuam em prol das reservas particulares da região.

Graças a esse trabalho colaborativo a associação pode participar de vários congressos e encontros regionais com outras associações, permitindo a troca de experiências entre os proprietários. O projeto Fundo de Apoio às RPPN do Pantanal e Cerrado (Fapace) também é um importante resultado dessa parceria. Com o objetivo de arrecadar recursos financeiros de doação e investimentos de empresas e ONGs, o projeto torna possível o lançamento de editais que financiam projetos e garantem a sustentabilidade das reservas particulares no estado.
31 de janeiro - Dia Nacional das RPPNs
© Bruna Veríssimo / WWF-Brasil Enlarge

Comentários

blog comments powered by Disqus
DOE AGORA
DOE AGORA