Nota do WWF-Brasil sobre o incêndio do Museu Nacional | WWF Brasil

Nota do WWF-Brasil sobre o incêndio do Museu Nacional

04 Setembro 2018   |
Um incêndio destruiu cerca de 90% do acervo do Museu Nacional, no Rio de Janeiro
© Felipe Milanez
Nós do WWF-Brasil lamentamos profundamente o incêndio que devastou o Museu Nacional, no Rio de Janeiro, na noite de dia 2 de setembro. Embora ainda não se saiba a causa inicial do incêndio, suas consequências são tão evidentes quanto desoladoras.

Como uma organização que trabalha em parceria com a Academia e ampara suas ações na Ciência, prestamos nossa solidariedade aos pesquisadores que viram dois séculos de estudos virarem cinzas. Deixamos também registrado aqui nosso reconhecimento à coragem e dedicação dos funcionários que trabalharam durante a madrugada em mutirão na tentativa de salvar algo do acervo.

A tragédia anunciada do Museu Nacional, cujos problemas de infraestrutura são públicos há anos, não é a primeira e certamente não é a única. O descaso e a falta de recursos para os milhares de museus, universidades e centros de pesquisa Brasil afora têm impactos negativos em todos nós, uma vez que o conhecimento é a base de qualquer desenvolvimento.

Que este triste episódio seja mais um alerta para a necessidade urgente de olhar com mais respeito e cuidado para a Ciência e todas as outras formas de saber no Brasil.