Começa Encontro de Mosaicos de Áreas Protegidas | WWF Brasil

Começa Encontro de Mosaicos de Áreas Protegidas



11 Junho 2019   |  
Ricardo Castelli, diretor de áreas protegidas do Ministério do Meio Ambiente, participa da abertura do evento
© Felipe Spina/WWF-Brasil
Renata Andrada Peña

O WWF-Brasil apoia ações de fortalecimento da gestão dos Mosaicos no Cerrado, na Amazônia e na Mata Atlântica há quase uma década. Dando continuidade a esse esforço contínuo, apoia a realização do II Workshop Nacional de Mosaicos de Áreas Protegidas, que começa hoje e segue até o dia 13 de junho, em Brasília, e que vai reunir representantes de 18 dos 28 Mosaicos atualmente reconhecidos no país. Durante três dias, organizações não governamentais, lideranças comunitárias e representantes do poder público vão discutir ferramentas e oportunidades de fortalecer a governança desses territórios.

O Workshop é organizado pela Rede de Mosaicos de Áreas Protegidas (REMAP), criada em 2011 para fortalecer as iniciativas de conservação do meio ambiente e promover o bem-estar em territórios protegidos e seu entorno.

Nesta edição, serão apresentadas 15 experiências de sucesso em gestão integrada de áreas protegidas, com destaque para o extrativismo sustentável de frutos nativos do Cerrado que está sendo feito no Mosaico Sertão Veredas Peruaçu, no sertão de Minas Gerais, Goiás e Bahia, com apoio do WWF-Brasil em parceria com  o Ecossistemas Críticos (CEPF, Critical Ecosystem Partnership Fund) e Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB) e o Instituto Humanize. 

Felipe Spina, analista de Conservação do WWF-Brasil, conta que o WWF-Brasil apoia pela segunda vez o workshop de Mosaicos como forma de promover a gestão integrada de áreas protegidas. “Este segundo encontro é muito importante, especialmente no momento atual em que é muito necessário fortalecer a gestão compartilhada e a participação social”, afirma Spina.

Para Kolbe Soares, analista de Conservação do WWF-Brasil, os Mosaicos são uma das mais importantes ferramentas de gestão previstas na legislação brasileira. “O Mosaico é uma das plataformas mais importantes para promover a gestão territorial porque une os mais variados tipos de uso dentro de um mesmo território em função das áreas protegidas já existentes, sejam elas Unidades de Conservação (UCs), terras indígenas, territórios quilombolas, áreas de comunidades tradicionais. É um espaço de gestão democrática”, diz Soares.

A programação conta com painéis, grupos de trabalho e plenárias. No primeiro dia, os participantes trocarão ideias sobre o panorama geral dos Mosaicos e Reservas da Biosfera, além de conhecer experiências de sucesso e conhecerão resultados acadêmicos. Posteriormente, o resultado dos GTs será debatido em plenária para alinhamento de uma agenda comum. O WWF-Brasil estará presente em diversos grupos apresentando experiências de sucesso e estudos no Cerrado e na Amazônia.
 
O WWF-Brasil e os Mosaicos
O WWF-Brasil apoia os Mosaicos de Áreas Protegidas desde 2010, desenvolvendo ações que promovem a integração da gestão das unidades de conservação e demais áreas protegidas que compõem um território, conforme determina o artigo 26 da Lei 9.985/00, que instituiu o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC).

Há quase uma década promove capacitações, intercâmbios e encontros de representantes e gestores, dá suporte para logística de reuniões dos Conselhos e apoia a criação de Conselhos para aquelas UCs que ainda não o possuem. Também apoia no trabalho no monitoramento de incêndios e planejamento de combate por meio de drones e apoio à produção agroextrativista. Os Mosaicos apoiados são: Amazônia Meridional, Baixo Rio Negro e Sertão Veredas Peruaçu.
 
Saiba mais sobre os Mosaicos
Mosaico é um modelo de gestão que busca a participação, integração e envolvimento dos gestores das Áreas Protegidas e a população. O Mosaico é útil ainda na interação entre a população local, o governo local e os órgãos gestores de diferentes esferas de atuação para promover ações de proteção das áreas naturais.
 
SERVIÇO
II Workshop Nacional de Mosaicos de Áreas Protegidas
Quando: De 11 a 13 de junho, a partir das 8h
Onde: Edifício ParlaMundi da LBV, Brasília
Quanto: Acesso gratuito
 
 
 
Ricardo Castelli, diretor de áreas protegidas do Ministério do Meio Ambiente, participa da abertura do evento
© Felipe Spina/WWF-Brasil Enlarge
O WWF-Brasil apoia a realização do II Workshop Nacional de Mosaicos de Áreas Protegidas
© Felipe Spina/WWF-Brasil Enlarge
Mosaico Baixo Rio Negro
© Josangela de Jesus/ICMBio Enlarge
Rio Peruaçu adentrando a Gruta do Janelão, majestosa formação do Parque Nacional Cavernas dos Peruaçu
© WWF-Brasil / Eduardo Aigner Enlarge
Cachoeira no rio Sucunduri durante expedição ao Parque Nacional Juruena, Junho-Julho de 2006.
O Parque Nacional do Juruena faz parte do mosaico da Amazônia Meridional.
© Zig Koch / WWF Enlarge

Comentários

blog comments powered by Disqus
DOE AGORA
DOE AGORA