Paulo Nogueira-Neto: lições deixadas pelo mestre fortalecem a causa ambiental | WWF Brasil

Paulo Nogueira-Neto: lições deixadas pelo mestre fortalecem a causa ambiental



25 Fevereiro 2019   |  
Dr. Paulo Nogueira-Neto preenche o abaixo-assinado pela área protegida em Bertioga-SP.
Dr. Paulo Nogueira-Neto, um dos mais importantes ambientalistas do país e presidente emérito do WWF-Brasil
© WWF-Brasil
Pai do ambientalismo brasileiro, incansável defensor da natureza e do meio ambiente. O WWF-Brasil agradece a contribuição e inspiração de Paulo Nogueira-Neto.
 
Brasília - DF - O Brasil perdeu um de seus maiores nomes. Paulo Nogueira-Neto, falecido hoje aos 96 anos, foi o patrono e um dos mais emblemáticos defensores da causa ambiental. Bacharel em Direto e em História Natural pela Universidade de São Paulo, atuou como professor emérito da cadeira de Ecologia Geral do Instituto de Biociências da USP, e prestou ao Brasil notável contribuição científica, institucional e administrativa.
 
Pode ser considerado o primeiro ministro do Meio Ambiente do Brasil por sua atuação, entre 1974 e 1986, à frente da Secretaria Especial de Meio Ambiente (SEMA), órgão do governo federal ligado ao Ministério do Interior e que, à época, era responsável pelo setor ambiental no Brasil.
 
Paulo Nogueira-Neto foi membro da Comissão Brundtland de Meio Ambiente e Desenvolvimento das Nações Unidas, que criou o conceito de Desenvolvimento Sustentável. Recebeu inúmeros prêmios e homenagens ao longo de sua carreira.
 
O livro “Uma Trajetória Ambientalista: Diário de Paulo Nogueira-Neto” reúne a longa e profunda experiência de Paulo Nogueira-Neto, registrada metodicamente ao longo de mais de 30 anos, obra que contribui para a história do ambientalismo no Brasil.
 
Como um dos fundadores e presidente-emérito do WWF-Brasil, Paulo Nogueira-Neto prestou inestimável contribuição à instituição como membro do Conselho Diretor, sempre de forma atuante, dedicada e inspiradora.
 
O WWF-Brasil lamenta esta perda e agradece ao mestre a fundamental colaboração para o desenvolvimento e fortalecimento de nossa instituição e, sobretudo, pela incalculável contribuição ao país.
 
Dr. Paulo Nogueira-Neto preenche o abaixo-assinado pela área protegida em Bertioga-SP.
Dr. Paulo Nogueira-Neto, um dos mais importantes ambientalistas do país e presidente emérito do WWF-Brasil
© WWF-Brasil Enlarge
Capa do livro
Capa do livro "Uma Trajetória Ambientalista: Diário de Paulo Nogueira-Neto"
© Empresa das Artes Enlarge
Da esquerda para a direita, Mario Frering, Guilherme Leal e Paulo Nogueira-Neto
© WWF Enlarge
Paulo Nogueira Neto e José Goldemberg em evento da Hora do Planeta 2009
© WWF-Brazil / Juvenal Pereira Enlarge
Pedro Valle recebe prêmio em nome de Paulo Nogueira Neto de Marco Lambertini e Yolanda Kakabadse no encontro anual da rede WWF em 2014
© WWF / Richard Stonehouse Enlarge

Comentários

blog comments powered by Disqus
DOE AGORA
DOE AGORA