Clima: Com muito trabalho e pouco tempo, COP24 começa na Polônia | WWF Brasil

Clima: Com muito trabalho e pouco tempo, COP24 começa na Polônia

03 Dezembro 2018   |
Mudança no regime das chuvas pode provocar secas
© KSSphotographer / Shutterstock
Por Bruna Cenço

Brasília - Representantes de mais de cem países se encontram a partir desta segunda-feira, 3 de dezembro, na cidade de Katowice, na Polônia, para a 24ª Conferência de Partes da ONU para o Clima (COP24) das Nações Unidas. O encontro vai até dia 14 de dezembro. E o WWF (Fundo Mundial para a Natureza) preparou um documento com as expectatívas do encontro.

O encontro foi precedido pela notícia de que o Brasil desistiu de ser sede da COP do ano que vem, a última antes do super ano de 2020, quando as metas do Acordo de Paris começam a valer, ao mesmo tempo em que a Organização Meteorológica Mundial anunciou o ano de 2018 caminha para ser o 4º mais quente de toda a história.

“Desde que o Acordo de Paris foi assinado, em dezembro de 2015, o mundo vem batendo uma série de recordes de temperatura e, não coincidentemente, tem sofrido cada vez mais com os efeitos de desastres naturais extremos. Ao mesmo tempo, estudos e iniciativas demonstram que um futuro de segurança climática é possível, desde que ajamos imediatamente. A COP de Katowice é um momento crítico para pesar todos esses fatores e avançar de fato na luta contra as mudanças climáticas, entregando resultados palpáveis”, comenta Mauricio Voivodic, diretor-executivo do WWF-Brasil.

Para contribuir com o entendimento do cenário e do que esperar para a Conferência de Katowice, o WWF preparou seu tradicional documento Expectativas para a COP, em que faz uma análise dos movimentos e iniciativas recentes e descreve o que o encontro deve entregue para que seja bem-sucedido.

As expectativas são que o Pacote de Katowice (como estão sendo chamados os resultados que serão entregues na próxima conferência) inclua comprometimentos e diretrizes claros para a melhoria e o sucesso na implementação das metas nacionais (NDCs), compromissos para aumentar as ações urgentes e os financiamentos correspondentes, além da finalização e da adoção do Livro de Regras do Acordo de Paris.

“O Acordo de Paris foi um ganho inestimável, mas ainda estamos muito distantes do que ele propõe. Atingir a meta de 1,5 ° C exigirá uma transformação total de nossas sociedades e da economia global. É um caminho sem volta e o Brasil tem um papel fundamental nesse processo. Quanto mais rápido agirmos, mais teremos a ganhar. Para isso, todos nós, governos, ONGs, empresas, sociedade em geral, devemos participar desse esforço, que é global, mas que tem consequências locais”, afirma André Nahur, coordenador do programa Mudanças Climáticas e Energia do WWF-Brasil.

O WWF-Brasil na COP24

A Conferência de Partes da ONU será também o cenário para o lançamento de duas publicações do WWF-Brasil: os story maps (contéúdos multimídia) "A Saga do Grão", material que aprofunda a questão da produção de soja no Brasil, e "Resex Solar – Produtoras de Energia Limpa", relato que mostra a realidade de algumas comunidades de reservas extrativistas (Resex) do sul do Amazonas  sem eletricidade e beneficiadas com um projeto piloto de energia solar para atividades de produção e educação. Os dois eventos acontecem nos dias 12 e 14 de dezembro, respectivamente, no Pavilhão Panda da COP.