Uppsala, na Suécia, vence o Desafio das Cidades de 2018 | WWF Brasil

Uppsala, na Suécia, vence o Desafio das Cidades de 2018



12 Setembro 2018   |  
Em Uppsala, 1/3 das viagens dentro da cidade são feitas de bicicleta
© Domkyrkan © wwf
O Desafio das Cidades (One Planet City Challenge) do WWF é uma competição entre cidades e todo o mundo. Neste ano, 132 cidades, em 23 países, aceitaram o desafio. O vencedor, que foi conhecido hoje, 12 de setembro, na Califórnia, é a cidade de Uppsala, na Suécia. É uma pequena cidade universitária ao norte de Estocolmo. No século 18, era o lar do mundialmente renomado botânico Carl von Linné, que criou o sistema moderno de nomeação de organismos, muitos dos quais estão hoje ameaçados pelas mudanças climáticas. Sua herança ainda está muito viva na cidade hoje.

 A cidade definiu uma meta difícil para si mesma de ter zero de emissões líquidas de GEE na comunidade até 2050 e se tornar um clima positivo a partir de então. Se isso for alcançado, toda a cidade precisa estar envolvida. Por meio de várias ações, Uppsala conseguiu, por exemplo, aumentar a duração das viagens diárias de bicicleta de 2,2 km para 2,7 km por pessoa, diminuindo a duração das viagens de carro de 6,7 km para 4,6 km por pessoa. Ao todo, mais de um terço das viagens dentro da cidade são feitas de bicicleta. Você poderia imaginar andar de bicicleta todos os dias para trabalhar onde mora?

Nosso júri internacional de especialistas considerou que Uppsala serviu como um modelo global devido às suas metas e ações ambiciosas, inovadoras e baseadas na ciência, especialmente em energia renovável e mobilidade sustentável.

O diretor-geral do WWF, Marco Lambertini, disse: “Mais da metade da população mundial vive nas cidades hoje, e esse número está crescendo de forma constante. É por isso que as cidades devem estar na linha de frente para intensificar nossas ações de mudança climática. Uppsala mostra ao mundo que as cidades podem tomar medidas ambiciosas, tendo uma visão, exercendo vontade política e assegurando que haja orçamento suficiente para a implementação.”

O propósito do Desafio das Cidades do WWF é mobilizar as cidades para uma ação climática, visando cumprir o Acordo de Paris para as mudanças climáticas.
Em Uppsala, 1/3 das viagens dentro da cidade são feitas de bicicleta
© Domkyrkan © wwf Enlarge

Comentários

blog comments powered by Disqus
DOE AGORA
DOE AGORA