Terezinha Martins, muito obrigado! | WWF Brasil

Terezinha Martins, muito obrigado!



30 Dezembro 2017   |  
A bióloga e educadora Terezinha Martins durante reunião de equipe WWF-Brasil no Pantanal, navegando no rio Aquidauana.
© WWF-Brasil
Por Equipe WWF-Brasil

É com tristeza que o WWF-Brasil comunica o falecimento da bióloga Terezinha da Silva Martins na noite de ontem, dia 29 de dezembro de 2017. Integrante da equipe do WWF-Brasil há 10 anos, Terezinha atuou em iniciativas de Educação Ambiental ligadas aos Programas Cerrado e Pantanal e Educação para Sociedades Sustentáveis, onde desenvolveu atividades pioneiras sobre o cálculo da Pegada Ecológica, método que mede o impacto da ação humana sobre a natureza.

Terezinha foi uma das líderes do trabalho de desenvolvimento de pesquisas da Pegada Ecológica em Cidades, iniciativa que deu origem às publicações A Pegada Ecológica de Campo Grande e A Pegada Ecológica de São Paulo – Estado e Capital, lançada durante a Rio+20, em 2012. Neste mesmo tema, realizou o lançamento pioneiro da Calculadora Brasileira de Pegada Ecológica em 2015, disponível em www.pegadaecologica.org.br

Entre outras muitas atividades, Terezinha também coordenou projetos de capacitação de cooperativas de artesanato, como na Associação de Mulheres Amor-Peixe, em Corumbá-MS, cursos de formação para educadores em práticas sustentáveis, e conteúdos e formações em Consumo Responsável.

A equipe do WWF-Brasil agradece toda a contribuição de Terezinha nestes anos de colaboração. E o entusiasmo, a companhia, a alegria, a crença em fazer da educação e das escolas o caminho e o lugar para uma vida melhor para todas e todos.

À sua família, amigas e amigos, nossos sinceros sentimentos.

Depoimentos da equipe WWF-Brasil

“Tetê deixa aos colegas do escritório em Campo Grande-MS grande saudades. Sua alegria e entusiasmo foram marcas registradas ao longo destes anos para a equipe Cerrado Pantanal. Ela nos deixa após longa batalha, mas sempre de cabeça erguida e cheia de esperança, fique em paz Tetê!!!”

Julia Corrêa Boock
 

“Além de todo legado de trabalho que ela deixa, o maior ensinamento de vida que podemos levar foi a persistência em viver e lutar por sua vida... Viva agora em paz, Tetê, em sua plenitude de amor. Deus te abençoe e guarde.”

Maira Oliveira
 

“Guerreira da conservação, Terê tinha o super poder de encontrar graça em tudo que fazia. Como um amigo comentou, ela não permitia ninguém ficar triste ao seu lado. Como panda trouxe grande contribuição ao trabalho de conservação no Brasil. Guardaremos sempre a imagem do seu sorriso e a lembrança de sua força e energia.”

Júlio César Sampaio da Silva
 

“Terê exalava por onde passava alegria e bom humor (cortante e cirúrgico, às vezes). Não me deu nunca o direito de ficar triste perto dela... Enfim, um espírito de luz que veio nos ensinar que a vida pode ser mais divertida... Agora ela pode vir a ter papos divertidos com o seu Buda e com a galera lá de cima, incluindo Paulo Freire, Chico Mendes e a nossa querida Geralda Magela.”

Vini (Abílio Vinícius Barbosa Pereira)
 

“Terezinha sempre foi a portadora do sorriso aberto, do coração amplo, das verdades simples e da coragem daqueles que não têm nada a perder. Carrego comigo a honra e a humildade de ter compartilhado parte de minha vida com um ser humano tão incrível. Tetê vai agora iluminar outras partes de nosso mundo deixando neste plano um pouco de sua luz.”

Fabrício de Campos


Breve histórico

Terezinha da Silva Martins era bióloga formada pela UCDB-Universidade Católica Dom Bosco, em Campo Grande-MS. Antes de integrar a equipe do WWF-Brasil, atuou como Coordenadora de Educação Ambiental no CIDEMA – Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Integrado das Bacias dos rios Miranda e Apa (MS).
A bióloga e educadora Terezinha Martins durante reunião de equipe WWF-Brasil no Pantanal, navegando no rio Aquidauana.
© WWF-Brasil Enlarge
Jovens voluntários assistiram e participaram da palestra da especialista do WWF-Brasil, Terezinha Martins
© Juan Camilo Gómez/WWF Enlarge
Terezinha Martins, especialista em conservação do WWF-Brasil, explicou durante o evento que a calculadora foi adaptada para a realidade brasileira.
© Thaís Lima Enlarge
Terezinha Martins, Michael Becker e Maria Cecília no estande da Pegada Ecológica.
© WWF-Brasil/Geralda Magela Enlarge
A equipe do WWF-Brasil agradece e se despede com carinho de Terezinha Martins, bióloga
© Arquivo Pessoal Enlarge

Comentários

blog comments powered by Disqus