Relatório Anual 2019 | WWF Brasil

Relatório Anual 2019



16 julho 2020    
Capa do Relatório Anual 2019
© André Dib

O ano de 2019 não foi fácil para a defesa do meio ambiente no Brasil. Do início ao fim. O ano começou com o rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho (MG), deixando um rastro de destruição com 270 mortos e desaparecidos. E terminou sob o impacto do vazamento de óleo nas praias do Nordeste, que já havia atingido mais de 3 mil quilômetros do litoral brasileiro.

Foi um ano de muitas perdas. Além das vidas de lideranças de movimentos sociais e ambientais, perdemos conquistas históricas na política e governança socioambiental com o desmonte de órgãos ambientais, como o Ibama e o ICMBio.

Perdemos natureza. Em um ano apenas, mais de 89 mil focos de incêndio (em geral criminosos) foram identificados na Amazônia e, com isso, uma área equivalente à soma dos estados do Rio de Janeiro, Sergipe e Distrito Federal virou cinzas. Também perdemos boa parte do Cerrado e do Pantanal, intensamente atingidos pelas chamas.

 

Defesa de direitos

Apesar de esse cenário trazer a sensação de voltarmos várias casas para trás, esse caos ambiental também nos deu força, pois ficou evidente a necessidade de organizações que trabalham pela causa socioambiental, como o WWF-Brasil, existirem.

E defender esse direito foi a nossa motivação principal do ano. Em 2019 soltamos a nossa voz mais fortemente e espalhamos a nossa verdade em mais de 11,8 mil inserções em veículos nacionais impressos e online da mídia tradicional. E nas mídias digitais crescemos 96% em engajamento (comparado a 2018) e passamos de um milhão em números de seguidores.

Nossa organização é séria, transparente, competente e comprometida. E mesmo com um cenário bastante tenso e incerto, mantivemos o nosso compromisso de reduzir as emissões de gases de efeito estufa, a perda da biodiversidade e a destruição de ecossistemas junto com a sociedade civil brasileira.

Projetos

Nosso corpo colaborativo, com 142 funcionários e 2.103 filiados ativos, tornou possível a execução de 72 projetos na Amazônia, Cerrado, Pantanal, Mata Atlântica e nos ecossistemas marinhos em 2019.

Um dos destaques foi o reforço da nossa atuação na Amazônia, com atuação precisa da Rede WWF financiando doações de equipamentos de combate ao fogo, formação de brigadas de incêndio e ações de proteção territorial. Outro ponto marcante foi a conclusão do Programa Água Brasil, com R$ 32,6 milhões investidos desde 2016 que beneficiaram mais de 2,4 milhões de pessoas.

Na perspectiva interna da organização, ano passado encerramos uma fase de um processo intenso de reflexão organizacional, que chamamos de Evolução, iniciado em 2017. Foi um período em que reavaliamos nossas relações, ações, propósito, missão e valores. Esse trabalho direciona o planejamento estratégico 2020-2030, que também segue sendo sustentado em evidências científicas e no nosso histórico compromisso socioambiental, como forma de buscar as alavancas de um novo modelo de desenvolvimento mais sustentável e socialmente justo.

Para acompanhar em detalhe as nossas ações em 2019, acesse o nosso Relatório Anual de Atividades.

 

Capa do Relatório Anual 2019
© André Dib Enlarge
DOE AGORA
DOE AGORA