Guia de Boas Práticas Agropecuárias | WWF Brasil

Guia de Boas Práticas Agropecuárias



04 Fevereiro 2019    
Mata Atlântica em área de restauração
© Adriano Gambarini
por Douglas Santos

A TANAC/TANAGRO e o WWF-Brasil desenvolveram um Guia de Boas Práticas Agropecuárias. O material faz parte do Projeto “Manejo, conservação e restauração de florestas no bioma Mata Atlântica”, desenvolvido desde 2016 pela parceria.
 
O Guia irá ajudar a introduzir o tema de Boas Práticas Agropecuárias (BPA’s) no dia a dia de propriedades rurais, especialmente as localizadas no Rio Grande do Sul. Durante dois anos, 2016 e 2017, foram realizados diversos encontros e oficinas com produtores rurais da bacia hidrográfica do rio Camaquã, no Rio Grande do Sul, para identificar e mapear quais práticas são mais eficazes para a conservação do ecossistema aliada a produtividade rural.

Segundo o analista de conservação do WWF-Brasil Daniel Venturi, as práticas apresentadas no Guia contribuem com a conservação ambiental, tornam os sistemas de produção mais rentáveis e favorecem a oferta de alimentos de maneira mais segura. “Ao aplicar estas boas práticas o produtor rural pode identificar fatores que favorecem a produção, reduzindo perdas e aumentando sua produtividade”, afirma Venturi.

Qualquer produtor rural poderá consultar o guia, identificar pontos de interesse e reproduzir boas práticas.  Com isso, espera-se que seja possível conhecer e aplicar algumas BPA’s em campo.

O projeto
Juntos desde 2016, o WWF-Brasil e a TANAC/TANAGRO trabalham juntos na conservação da biodiversidade e promoção do uso sustentável dos recursos naturais da Mata Atlântica, por meio do projeto “Manejo, conservação e restauração de florestas no bioma Mata Atlântica”.

O projeto tem três eixos principais de atuação: o primeiro, voltado para Conservação e Restauração da Mata Atlântica; o segundo focado na Promoção de boas práticas e de conceito de Novas Gerações de Plantações Florestais (NGP); e, por último, o eixo que visa aprofundar na mudança de mercado e novos negócios florestais sustentáveis.

Faça o download do Guia Completo clicando ao lado.
Mata Atlântica em área de restauração
© Adriano Gambarini Enlarge
Capa do Guia de Boas Práticas
© WWF Brasil Enlarge
DOE AGORA
DOE AGORA