Reflexões sobre conselhos gestores de unidades de conservação federais



27 novembro 2013    
Reflexões sobre conselhos gestores de unidades de conservação federais
© WWF-Brasil
Esta é uma reflexão analítica sobre a efetividade e o funcionamento de conselhos gestores das unidades de conservação apoiados pelo WWF-Brasil. O trabalho teve como objetivo subsidiar outras iniciativas e experiências de conselhos gestores de unidades de conservação (UCs).

Nesse sentido, a reflexão está baseada nos resultados do processo de ponderação, desenvolvido em conjunto com representantes de instituições envolvidas na atuação dos conselhos gestores em questão. Pretende-se, deste modo, contribuir para a melhoria das ações de envolvimento e de empoderamento social e, consequentemente, para o alcance dos objetivos das unidades de conservação.

É importante salientar o apoio das equipes gestoras das unidades de conservação envolvidas, dos coordenadores do ICMBio e da equipe do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Sociobiodiversidade Associada a Povos e Comunidades Tradicionais no Acre – CNPT/AC.

Agradecemos à toda à equipe do ICMBio e aos conselheiros pela disponibilidade ao participar das entrevistas, contribuir nas reuniões e compartilhar suas opiniões, percepções, aprendizados e sugestões para a melhoria da participação social na gestão da sociobiodiversidade brasileira, por meio dos conselhos gestores das unidades de conservação.
Reflexões sobre conselhos gestores de unidades de conservação federais
© WWF-Brasil Enlarge
DOE AGORA
DOE AGORA