Lições aprendidas sobre o Diagnóstico para Elaboração de Planos de Manejo de Unidades de Conservação



27 novembro 2013    
Lições aprendidas sobre o Diagnóstico para Elaboração de Planos de Manejo de Unidades de Conservação
© WWF-Brasil
A Comunidade de Ensino e Aprendizagem em Planejamento de Unidades de Conservação, com foco na Amazônia brasileira, foi criada em 2009 no contexto do Programa Áreas Protegidas da Amazônia do Ministério do Meio Ambiente – ARPA/MMA, com apoio de suas cooperações técnicas à época, Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH e WWF-Brasil, em parceria com a Escola Latino Americana a de Áreas Protegidas – ELAP. Atualmente reúne 46 participantes, representantes dos diferentes setores da sociedade como órgãos públicos federais e estaduais, organizações não governamentais, instituições de ensino, empresas privadas e consultores autônomos, com experiência prática no planejamento e manejo de unidades de conservação.

A Comunidade tem como objetivo geral: “Contribuir para tornar os esforços de planejamento em Unidades de Conservação brasileiras mais eficientes, visando uma gestão socialmente justa, participativa e efetiva para a conservação da natureza, com ênfase na Amazônia”.

O grupo possui uma estrutura de funcionamento horizontal, com encontros presenciais a cada seis meses. Entre as sessões presenciais, as “pessoas parte” mantêm um fluxo de comunicação por meio da ferramenta da web, vinculada ao fórum virtual, que permite a troca de arquivos, realização de discussões e a disponibilização de informações. No ambiente virtual são postadas reflexões na forma de perguntas-norteadoras ou exercícios sobre um tema em discussão, que são respondidas pelo grupo e sistematizadas.

Todas as lições aprendidas e as recomendações da Comunidade são sistematizadas e a socialização desses resultados se dá na forma de publicações técnico/científicas, com circulação, principalmente no ambiente de gestão de áreas protegidas, bem como pela apresentação de trabalhos em congressos na área da conservação ambiental e por ultimo, mas não menos importante, de maneira informal, por meio da transmissão de aprendizados pelos integrantes para seus pares nas instituições nas quais atuam.

Nos quatro anos de atuação da Comunidade foram realizadas sete oficinas presencias e duas reuniões técnicas. Os resultados deste trabalho constam em publicações sobre os temas: Organização do Planejamento em Unidades de Conservação, Aplicação do Enfoque Ecossistêmico em Plano de Manejo e sobre o método de trabalho do grupo. Destas, duas publicações foram lançadas por meio da série
de Cadernos Arpa / MMA. Dando continuidade à socialização dos aprendizados da Comunidade, a presente publicação apresenta as lições aprendidas relativas a etapa de Diagnóstico na elaboração de planos de manejo de unidades de conservação (UC).
Lições aprendidas sobre o Diagnóstico para Elaboração de Planos de Manejo de Unidades de Conservação
© WWF-Brasil Enlarge
DOE AGORA
DOE AGORA