Marina Silva homenageada com a Medalha Duque de Edimburgo | WWF Brasil

Marina Silva homenageada com a Medalha Duque de Edimburgo



28 Outubro 2008
O Príncipe Philip entrega a Medalha Duque de Edimburgo a senadora Marina Silva.
© Theodore Wood / WWF-UK
A ex-ministra do Meio Ambiente, senadora Marina Silva, foi homenageada, hoje, pelo Príncipe Philip, com a Medalha Duque de Edimburgo, no Palácio de Saint James, em Londres.

O Príncipe Philip da Inglaterra entregou, hoje (28/10), em Londres, a Medalha Duque de Edimburgo de Conservação à senadora Marina Silva, em reconhecimento à sua trajetória e sua luta em defesa da Amazônia brasileira.

A medalha Duque de Edimburgo é o prêmio mais importante concedido pela Rede WWF. Concebida em 1970, como Medalha de Ouro do WWF, a condecoração passou a levar o nome de Duque de Edimburgo em homenagem ao Príncipe Philip (ele é o Duque), quando de sua aposentadoria da presidência da ONG conservacionista, em 1996.

“Com esta condecoração, nós reconhecemos um compromisso de vida da senadora Marina Silva para com a Amazônia e, em particular, suas extraordinárias contribuições para a conservação daquele bioma enquanto Ministra do Meio Ambiente”, declarou James Leape, diretor-geral do WWF-Internacional.

Leape destacou que, como ministra, Marina Silva instituiu o Programa de Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa), em parceria com o WWF e outras instituições. Na opinião do dirigente do WWF, o Arpa é o mais ambicioso programa de conservação florestal já instituído.

“Até hoje, o ARPA já garantiu a proteção de mais de 32 milhões de hectares, uma área quase do tamanho da Alemanha, e tem o objetivo de proteger 60 milhões de hectares na sua segunda fase”, observou o dirigente do WWF.

James Leape avaliou que a Senadora conduziu uma reforma compreensível das leis florestais brasileiras, fortaleceu as instituições ambientais e construiu um arcabouço de incentivos e desincentivos que contribuíram para a quase 60% de redução do desmatamento durante sua gestão.

Na opinião da secretária-geral do WWF-Brasil, Denise Hamú, a homenagem é um reconhecimento a Marina Silva por seu destaque como personalidade com visão abrangente da conservação ambiental.
“À frente do Ministério do Meio Ambiente, Marina Silva teve o mérito ter honrado compromissos anteriores e avançado na discussão da agenda ambiental e no desenvolvimento de políticas de governo, em especial as relacionadas às áreas protegidas na Amazônia. Sua atuação é um reflexo de sua formação e atuação inclusiva, e de sua visão holística dos urgentes problemas socioambientais,” afirmou Hamú.

Entre os vencedores anteriores da Medalha Duque de Edimburgo, a mais prestigiada condecoração internacional de conservação desde 1970, estão o film maker David Attenborough e o cientista climático da Nasa, James Hansen. Entre os brasileiros, outro homenageado foi o Professor Dr. Paulo Nogueira-Neto, ecólogo e referência mundial da área ambiental brasileira, em 1997.
O Príncipe Philip entrega a Medalha Duque de Edimburgo a senadora Marina Silva.
© Theodore Wood / WWF-UK Enlarge
DOE AGORA
DOE AGORA