Formação sobre financiamento climático fortalece coletivos da Amazônia Legal

julho, 01 2025

Encontro virtual possibilitou que participantes do projeto Vozes pela Ação Climática Justa tivessem contato com a estrutura de mecanismos de financiamento climático
Por Khayo Ribeiro, especial para o WWF-Brasil

Representantes de coletivos da Amazônia Legal participaram da formação “Desmistificando o Financiamento Climático” e aprenderam sobre os mecanismos de subsídio financeiro para iniciativas de clima. O encontro virtual foi realizado no dia 29 de maio por meio do projeto Vozes pela Ação Climática Justa (VAC) com foco no fortalecimento das organizações para incidência na COP-30, que ocorrerá em Belém (PA) no mês de novembro.

Especialista em políticas públicas do WWF-Brasil, Tatiane Oliveira foi a responsável por explicar sobre a estrutura do financiamento climático e aproximar as pessoas participantes do encontro da discussão. O papel do financiamento climático, seus mecanismos, a evolução da pauta, os organismos internacionais, os princípios e diretrizes foram alguns dos temas abordados na formação.

Para a especialista, um dos pontos centrais da discussão envolve a necessidade de olhar para as pessoas no contexto das mudanças climáticas. “O financiamento climático é um dinheiro que chega para cuidar do clima. E isso já é uma questão de certa forma, porque muitas das narrativas falam do clima e esquecem das pessoas. Então, esse é um primeiro ponto de atenção, ele também está conectado aos modos de vida das pessoas”, disse Tatiana Oliveira.

Representante do coletivo amapaense Utopia Negra, Alícia Miranda participou do encontro virtual e apontou que a formação foi fundamental para o empoderamento institucional. “Entender mais sobre financiamento é uma forma de a gente lidar até um pouco melhor com a frustração de as nossas instituições não receberem o dinheiro que seria necessário. É uma forma de entender o porquê isso não acontece e tirar um pouco esse peso de que 'talvez seja porque nosso trabalho não é relevante ou porque minha organização não é boa o bastante'”, compartilhou.

Com apoio a mais de 80 organizações que atuam na Amazônia Legal, o VAC é um projeto que desde 2021 estimula a participação de jovens e mulheres na ocupação de espaços de decisão. A iniciativa é composta pelo WWF-Brasil, Hivos, Fundación Avina, Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB) e Fundo Casa Socioambiental.
O VI Fórum de Parcerias VAC Brasil foi realizado em março, dois meses antes da formação virtual em financiamento climático
© Katarina Silva / WWF-Brasil
DOE AGORA
DOE AGORA