Com público de mais de 61 mil pessoas na feira, estande da sociobiodiversidade se destaca na Naturaltech 2025
junho, 26 2025
Presença de negócios comunitários contou com o apoio do WWF-Brasil
Por Jamille NunesOs produtos da Sociobiodiversidade marcaram presença mais uma vez na maior feira de produtos naturais e orgânicos da América Latina, realizada em São Paulo (SP). A Naturaltech recebeu cerca de 61 mil pessoas em quatro dias de programação envolvendo espaços de marcas, paineis, oficinas e visitas guiadas.
A presença na feira é resultado da colaboração entre WWF-Brasil, Central do Cerrado/Central da Sociobio e Conexsus, contando com alimentos que trouxeram o sabor do Cerrado, Amazônia, Mata Atlântica e Caatinga. A iniciativa também contou com apoio institucional do Funbio, Fundo Amazônia e ASSEMA. Também participaram da feira Acosper/Ecocentro (do Pará) e Café Feliz Lembrança (do Espírito Santo), junto às organizações apoiadoras.
Foi a segunda vez que o mel de abelhas nativas e sem ferrão da Amazônia, produzido pela cooperativa Acosper/Ecocentro, esteve nas prateleiras da feira. Maria Arruda, tesoureira do Ecocentro, conta que a participação de 2024 aumentou a demanda e os colocou em contato com novos clientes. “A parceria fundamental para alavancar nosso sucesso,” declara, ao avaliar o apoio de organizações como o WWF-Brasil.
Maria conta que o objetivo vai além da venda – é narrar a história dos produtores. “Viemos contar como o mel é trabalhado, processado e cuidado por pessoas que têm amor pela natureza”, ela completa. Mesmo não sendo a meta primária, as vendas do estande coletivo superaram a de 2024 em 77,7%.
Ícaro Carvalho, analista de conservação do WWF-Brasil, também constata a importância de posicionar negócios comunitários em eventos desse porte. “O WWF-Brasil tem promovido essa participação porque acredita que, além de reforçar o potencial nutritivo desses produtos, é uma oportunidade de gerar renda para comunidades tradicionais e conservar as riquezas da nossa natureza”, declara.
Produtos da sociobiodiversidade na prateleira
Entre os produtos mais comercializados na NaturalTech 2025 estavam o óleo de coco babaçu e a castanha de baru. Segundo Alexandre Lage, gerente comercial da Central do Cerrado, o primeiro ganha espaço pelo uso semelhante ao do óleo de coco comum. Já o baru surpreende novos consumidores pelos seus altos níveis proteicos em porções pequenas, com números semelhantes a de uma porção de carne bovina.
Além do resultado positivo nas vendas e na recepção pelo público, Lage também considera que o trabalho com as cadeias da sociobiodiversidade se destaca por levar, em suas palavras, “a proposta da agricultura familiar, da sociobiodiversidade, do cooperativismo, e de povos e comunidades tradicionais.”
O empenho coletivo de todos os parceiros para levar os produtos da sociobiodiversidade aos mais diversos públicos é uma demonstração da oportunidade de aliar comércio mais justo, conservação do meio ambiente e valorização dos povos e comunidades tradicionais.