Condutores de visitantes recebem treinamento online



30 junho 2020    
Parque Nacional da Serra da Bodoquena, no Mato Grosso do Sul
© Diego Cardoso/WWF-Brasil
O curso, apoiado pelo WWF-Brasil, foi dirigido aos profissionais do setor de turismo da Serra da Bodoquena


Por WWF-Brasil

Os condutores de visitantes do Parque Nacional da Serra da Bodoquena receberam pela primeira vez um treinamento totalmente online e gratuito sobre temas como: aspectos ambientais do Parque Nacional da Serra da Bodoquena; sistema de gestão de segurança e técnicas para condução de visitantes.
 
No total, 532 profissionais se inscreveram e 178 foram aprovados, dentre pessoas físicas e jurídicas no curso que promoveu ferramentas para aperfeiçoar a condução de visitantes, a locação de equipamentos e transporte terrestres de passageiros do Parque.
 
O curso foi realizado pelos gestores dos Parque Nacional da Serra da Bodoquena, com o apoio do WWF-Brasil bem como consultores e parceiros locais.
 
“A abertura dos parques para o uso público marca uma das etapas de consolidação das áreas protegidas no Brasil. Essa capacitação online foi a primeira iniciativa deste tipo, fazendo parte de uma das etapas de pré-requisito para inscrição no processo de credenciamento de todas as atividades no parque. O resultado foi impressionante, mostrando a importância da parceria entre os parques e a sociedade”, conta a analista de conservação do WWF-Brasil Julia Boock. 
 
Parque da Bodoquena em risco

O Parque Nacional da Serra da Bodoquena, no Mato Grosso do Sul, corre o risco de ter sua área reduzida para menos de 20% do original. Situado entre os municípios de Bonito, Jardim, Porto Murtinho e Bodoquena, a Unidade tem 76 mil hectares, a maior parte caracterizada como Mata Atlântica.

É uma das áreas mais ricas em biodiversidade do Mato Grosso do Sul, onde se encontram espécies ainda não identificadas – e uma das regiões mais importantes para o turismo regional. Nascem na serra da Bodoquena rios que atraem para a região centenas de milhares de turistas todos os anos, movimentando toda uma cadeia econômica e gerando emprego e renda para milhares de pessoas (saiba mais no box ao lado).
 
Parque Nacional da Serra da Bodoquena, no Mato Grosso do Sul
© Diego Cardoso/WWF-Brasil Enlarge
DOE AGORA
DOE AGORA