Guia para o desenvolvimento de plano de negócios para RPPN e outras áreas de conservação



14 novembro 2019    
Capa do Guia para o desenvolvimento de plano de negócios para RPPN e outras áreas de conservação
© WWF-Brasil
Este Guia tem o objetivo de apoiar proprietários de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN) que desejam empreender em suas reservas e ou áreas de entorno, considerando em especial os aspectos relativos à potencialidade da propriedade, capacidade de investimento (e ou endividamento) do proprietário, bem como as demandas e tendências do mercado local ou regional.

Outra importante meta é de mostrar os benefícios de um proprietário de terras privadas, em transformar uma porção de sua propriedade em uma área protegida privada, criando uma RPPN, já estruturando alguma forma de rentabilizar de sua propriedade rural e ajudar no mantenimento da Unidade de Conservação.

A vivência e as observações de gestores e técnicos de órgãos estaduais de turismo e meio ambiente, e de organizações não-governamentais também ajudaram a entender o cenário de forma mais ampla. Considerando a importância do cuidado dos aspectos legais em negócios que envolvam conservação dos recursos naturais.

Em suma, o Guia tem o compromisso de apoiar os empreendedores com informações práticas, claras e diretas, para a criação de um Plano de Negócios, sobre a realidade de se empreender em RPPNs no Brasil, usando ferramentas atuais e de forma a visualizar seu futuro negócio o mais próximo da realidade possível.

Atenção!

O WWF-Brasil não apoia ou promove atividades que não estejam de acordo com o previsto pela Lei do SNUC em Unidades de Conservação de proteção integral ou uso sustentável. No caso das RPPNs, as atividades permitidas são pesquisa científica, visitação com objetivos turísticos, recreativos e educacionais. 

Saiba mais
Capa do Guia para o desenvolvimento de plano de negócios para RPPN e outras áreas de conservação
© WWF-Brasil Enlarge
DOE AGORA
DOE AGORA