Hoje é o Dia Mundial sem Carro! | WWF Brasil

Hoje é o Dia Mundial sem Carro!

22 Setembro 2014   |
© Divulgação
Hoje, dia 22 de setembro, é dia de ver e pensar em nossas cidades de forma mais saudável e cidadã: no mundo inteiro, é comemorado o Dia Mundial sem Carro.

Esta data surgiu na França, em 1997, como um protesto e momento de reflexão sobre a dependência excessiva que temos dos automóveis.

A quantidade de carros hoje – mais de 800 milhões no mundo inteiro, mais de 46 milhões somente no Brasil - causa uma série de problemas: engarrafamentos, poluição, sucateamento do transporte público e consequente desgaste físico e emocional para vários cidadãos; e problemas de saúde como estresse, complicações cardíacas e inalação de gases tóxicos.

Os automóveis também emitem um grande volume de gases de efeito estufa e com isso contribuem com o agravamento das mudanças climáticas. Este fenômeno causa, no mundo todo, secas mais intensas, modificações no regime de chuvas, diminuição de peixes, prejuízos na agricultura, entre outras sérias consequências.

Transportes alternativos

Por tudo isso, tem crescido nos últimos anos, em várias cidades do mundo, um debate sobre a mobilidade urbana e necessidade de estruturar sistemas de transportes alternativos, que representem uma opção ao automóvel e tragam menos prejuízo à vida nas grandes cidades.

Neste contexto, todos os anos, no dia 22 de setembro, várias pessoas se mobilizam para deixar o carro em casa e cumprir seus compromissos de outra forma: elas vão para o trabalho ou para a faculdade de bicicleta, de patins, de metrô, de ônibus ou a pé.

O WWF-Brasil entende a importância deste tema e, ao longo dos últimos anos, tem realizado ações para promover melhorias na mobilidade urbana e para reduzir as emissões de poluentes e de gases de efeito estufa no setor de transportes. Incentiva o uso de transporte público (metrô, trem, ônibus, etc.) e de meios de transporte não motorizados como bicicleta e andar a pé, como meios de locomoção alternativos ao uso do carro, e que podem melhorar consideravelmente a qualidade de vida e do meio ambiente, principalmente nos grandes centros urbanos.

Por isso, convidamos você a fazer esta reflexão e se mobilizar por cidades que tenham menos carros e mais qualidade de vida!

Como participar

Você pode articular grupos para andar de bicicleta; promover discussões em seu trabalho, sua escola ou sua faculdade; cobrar de nossos representantes e autoridades políticas públicas voltadas para as bicicletas e mais investimentos em ônibus e metrôs; ou ao menos reduzir a utilização do automóvel, guardando-o pra alguns dias ou apenas para o fim de semana.

Junte-se a nós e espalhe esta mensagem para os seus contatos! Compartilhe nossos posts nas redes sociais.

A natureza, nossas cidades e o futuro do planeta agradecem!

© Divulgação Enlarge
A data serve para refletirmos sobre mobilidade urbana e os meios de transportes alternativos