WWF-Brasil faz oficina para discutir indicadores de governança das águas do país

abril, 24 2013

Nos dias 24 e 25, o WWF-Brasil, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e o banco HSBC, promove a oficina Construindo Indicadores de Governança das Águas do Brasil, em São Paulo. O objetivo é que esses indicadores possam ser adotados pela Política Nacional de Recursos Hídricos.
Nos dias 24 e 25, o WWF-Brasil, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e o banco HSBC, promove a oficina Construindo Indicadores de Governança das Águas do Brasil, em São Paulo. No encontro, será apresentado um estudo encomendado pela organização à FGV sobre a governança das águas do país. Com base nesse documento, profissionais e técnicos que trabalham com a gestão de recursos hídricos no Brasil irão construir uma proposta de indicadores de boa governança das águas a ser levada ao Conselho Nacional de Recursos Hídricos. O objetivo é que esses indicadores possam ser adotados pela Política Nacional de Recursos Hídricos.

“A definição de indicadores de boa governança das águas permitirá chegarmos a resultados para a conservação e a recuperação das águas e a garantia dos usos múltiplos dos recursos hídricos. Diante do grau de degradação das bacias brasileiras e da necessidade de garantir água para todos os usos e também para os ecossistemas aquáticos, encontrar mecanismos e instrumentos que possam nos ajudar a monitorar a implementação das políticas públicas, garantindo o controle social, pode nos permitir a aperfeiçoar o sistema de gestão de recursocs hídricos para que ele tenha resultados mais efetivos”, defende Glauco Kimura de Freitas, coordenador do Programa Água para a Vida do WWF-Brasil.

No Brasil, existem hoje 179 comitês de bacias instituídos. Esses organismos refletem, em sua composição, as grandes diferenças locais e regionais (aspectos culturais, sociais, políticos e hidrológicos), podendo reunir interesses setoriais das grandes bacias nacionais, das bacias transfronteiriças – envolvendo os países vizinhos –, ou mesmo de microbacias, passando por outros colegiados que discutem a gestão de bacias de grande importância econômica, e até de bacias de rios intermitentes da região semiárida do país. A busca por uma boa governança neste cenário diverso é essencial.

A adoção efetiva do Plano Nacional de Recursos Hídricos e sua adequação à realidade das mudanças climáticas são dois desafios que o WWF-Brasil se propõe a contribuir.

A oficina Construindo Indicadores de Governança das Águas do Brasil complementa o estudo realizado em 2005 pelo WWF-Brasil, em conjunto com o Fórum Nacional dos Comitês de Bacia, , quando se buscou refletir sobre os fundamentos e o funcionamento das Políticas Nacional e Estaduais de Recursos Hídricos, analisando os seus avanços e entraves, que teve como resultado o documento “Reflexões e Dicas – Para acompanhar a implementação dos sistemas de gestão de recursos hídricos no Brasil”.

No dia 25, quinta-feira, às 14h, o assessor do Ministério da Integração e ex-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA) José Machado debate com coordenador da Iniciativa Água Brasil, do WWF-Brasil, Samuel Barreto, o tema “A Governança das Águas e a construção dos indicadores de gestão: uma primeira avaliação”. O seminário é aberto ao público.

Serviço:

Construindo Indicadores de Governança das Águas do Brasil
Dias: 24 e 25 de abril
Horário: 9h às 18h
Local: Auditório da Fundação Getúlio Vargas (Avenida Nove de Julho, 2029 - São Paulo).
Cerimônia de Assinatura de Acordo WWF-ANA
A adoção efetiva do Plano Nacional de Recursos Hídricos e sua adequação à realidade das mudanças climáticas são dois desafios que o WWF-Brasil se propõe a contribuir.
© Luiz Fernandes/WWF-Brasil
Participantes da oficina Construindo Indicadores de Governança das Águas do Brasil, realizada na FGV, em São Paulo
© WWF-Brasil / Glauco Kimura de Freitas
DOE AGORA
DOE AGORA