março, 29 2010
Em evento no Parque Villa Lobos em São Paulo, nesta terça-feira (30/03), o WWF-Brasil entregará documento com mais de cinco mil assinaturas ao secretário estadual de Meio Ambiente de São Paulo, Xico Graziano, reivindicando a criação de uma área protegida no município de Bertioga, no litoral paulista.
Esse documento é resultado de uma campanha realizada pela organização desde 23/02 para obter o apoio da sociedade e mobilizar autoridades para a proteção de um dos trechos mais preservados da Mata Atlântica na região.
A entrega do documento ao secretário nesta ocasião é oportuna para chamar a atenção dos presentes sobre a necessidade da criação dessa área protegida. Além disso, durante o evento será anunciado, entre outras medidas, o congelamento da área. Esse congelamento significa que a área fica bloqueada para atividades que impliquem em degradação ambiental, corte raso de floresta ou vegetação nativa e implantação de áreas de reflorestamento para fins comerciais.
“Estamos esperançosos na criação da área protegida em Bertioga. Neste Ano Internacional da Biodiversidade é essencial investir no combate ao desmatamento e na proteção dos nossos ecossistemas. A criação de áreas protegidas é uma excelente solução nesse sentido. No caso da Mata Atlântica essa realidade é ainda mais urgente, uma vez que restam apenas 7,9% do bioma”, afirma Claudio Maretti, superintendente de conservação do WWF-Brasil.
A meta assumida pelo país na Convenção da Diversidade Biológica da Organização das Nações Unidas é de proteção de 10% da área original do bioma até 2010. “A criação de unidade de conservação em Bertioga vai contribuir efetivamente para que o Brasil cumpra meta firmada na Convenção da Diversidade Biológica da Organização das Nações Unidas”, afirma Denise Hamú, secretária-geral do WWF-Brasil.
Para saber mais e participar do abaixo-assinado pela criação de Bertioga, visite a página http://www.wwf.org.br/?24040/WWF-Brasil-lanca-abaixo-assinado-por-unidade-de-conservacao
Os documentos serão entregues também ao novo governador e secretário de meio amabiente, quando tomarem posse.