Governança do WWF | WWF Brasil

Governança do WWF



A Governança do WWF-Brasil é realizada por meio de órgãos previstos em seu Estatuto Social e Regimento Interno, com o objetivo de zelar pelos compromissos e relacionamento com a Rede WWF, cumprir as políticas, os princípios e os objetivos da organização e assegurar, dessa forma, o cumprimento da Missão Institucional do WWF-Brasil: “Contribuir para que a sociedade brasileira conserve a natureza, harmonizando a atividade humana com a conservação da biodiversidade e com o uso racional dos recursos naturais, para o benefício dos cidadãos de hoje e das futuras gerações”.
 

Assembleia-Geral

É o órgão máximo do WWF-Brasil, reunindo seus associados. Tem poderes para decidir todas as questões relativas ao seu objeto, bem como tomar as resoluções que julgar conveniente a sua defesa e desenvolvimento. Reúne-se, ordinariamente, uma vez por ano, para deliberar sobre as demonstrações financeiras do exercício anterior e aprovar orçamento e os planos de atividades para o ano, e extraordinariamente, sempre que necessário. Todos os associados e conselheiros atuam voluntariamente, não recebendo qualquer remuneração por sua atuação ou exercício de cargo na estrutura de governança da instituição.
 

Conselho Deliberativo

Lidera o processo de governança e gestão do WWF-Brasil, cabendo-lhe aprovar políticas e estratégias; zelar pelo cumprimento da Missão, dos valores e dos objetivos sociais do WWF-Brasil, fazer cumprir as decisões da Assembleia Geral; fiscalizar a gestão da Diretoria-Executiva; e assegurar que os processos decisórios, os sistemas de gestão e o corpo executivo e operacional sejam adequados e permitam alcançar os objetivos institucionais. Reúne-se, ordinariamente, a cada quatro meses, além de dispor de comitês temáticos, que se reúnem no intervalo das reuniões do pleno do Conselho. É formado exclusivamente por associados.
 
Conheça os membros do Conselho Deliberativo
 

Diretoria-Executiva

É o órgão profissional de gestão do WWF-Brasil, sendo responsável pela administração da organização, pelo cumprimento das políticas institucionais, pela formulação da estratégia da organização, e, após aprovação do Conselho Deliberativo, por sua execução. Pratica atos administrativos e detém a representação formal da instituição, prestando contas diretamente ao Conselho Deliberativo. É composta inteiramente por profissionais contratados pelo WWF-Brasil, com dedicação exclusiva.
 

Conselho Fiscal

É o órgão de fiscalização, controle e assessoramento do WWF-Brasil, com a missão de fiscalizar a gestão financeira, contábil, patrimonial e orçamentária e examinar os procedimentos e controles internos da organização, assegurando sua transparência. É formado por membros independentes não integrantes de seu quadro associativo.
 
Conheça os membros do Conselho Fiscal
 

Conselho Consultivo

É um órgão de consulta e assessoramento ao Conselho Deliberativo e à organização. Oferece um espaço de debate, contribui com sugestões, críticas e pareceres relativos a qualquer tema relacionado com a Missão e os Objetivos do WWF-Brasil. É formado por pessoas de notório conhecimento, especialistas em nossos temas de trabalho e também por associados e ex-conselheiros que já integraram outras instâncias de governança e gestão do WWF-Brasil.
 
Conheça os membros do Conselho Consultivo