WWF-Brasil na Expedição de Pesquisa e Gestão no Rio São João (RJ) | WWF Brasil

WWF-Brasil na Expedição de Pesquisa e Gestão no Rio São João (RJ)

23 Julho 2010   |
Vista aérea do Rio São João, perto da Boca de São João, em Cabo Frio, Rio de Janeiro.
A expedição tem por objetivo realizar um diagnóstico da bacia do Rio São João desde sua nascente até a foz, para identificar vulnerabilidades e potencialidades sociais e ambientais, além de temas para pesquisa de forma a aprimorar a gestão ambiental da região.
© Edward Parker / WWF
O WWF-Brasil acompanhará, entre 26 e 28 de julho, a I Expedição de Pesquisa e Gestão da Bacia do Rio São João, que será realizada em conjunto pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, APA da Bacia do Rio São João e o Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio São João.

A expedição tem por objetivo realizar um diagnóstico da bacia desde sua nascente até a foz, para identificar vulnerabilidades e potencialidades sociais e ambientais, além de  temas para pesquisa de forma a aprimorar a gestão ambiental da região.  De posse destas informações, os próprios órgãos participantes poderão discutir e propor medidas para gestão do território – inclusive com vistas à adaptação às mudanças climáticas.

Com apoio das prefeituras e de outras instituições ao longo da bacia, a expedição é, para o WWF-Brasil, uma oportunidade única de participar do mapeamento de necessidades de ações de adaptação às mudanças climáticas naquela região, onde a ONG trabalha desde 1971, em parceria com o Consórcio Intermunicipal Lagos-São João, especialmente para ações de conservação e gestão dos recursos hídricos.

Recentemente, foi criado o Grupo de Trabalho (GT) de mudanças climáticas do Comitê, que irá desenvolver uma estratégia de mudanças climáticas para a bacia, começando pela adaptação, e os resultados da expedição irão contribuir significativamente para esse objetivo.

Além do blog Diário de Bordo, serão capturadas imagens e depoimentos para a realização de documentários sobre a região da bacia do São João e dos lagos com o objetivo de disseminar tal conhecimento para a população local.

Acompanhe a expedição por meio do nosso Diário de Bordo!