WWF Brasil - Perguntas e respostas
 / ©: ©WWF Filipinas
1. O que é a Hora do Planeta?
A Hora do Planeta é um movimento global que une as pessoas para proteger o planeta. No final de março de cada ano, a Hora do Planeta reúne comunidades de todo o mundo que celebram um compromisso com o planeta, apagando luzes por uma hora designada.

2. Quando acontece a Hora do Planeta?
A Hora do Planeta 2015 será realizada no sábado, 28 de março, das 20h30 as 21h30, no seu fuso horário local.

3. O que a Hora do Planeta pretende alcançar?
A Hora do Planeta tem como objetivo incentivar uma comunidade global interconectada para compartilhar as oportunidades e os desafios da criação de um mundo sustentável.

4. O que a Hora do Planeta pede para as pessoas fazerem?
A Hora do Planeta incentiva pessoas, empresas e governos para mostrar liderança em soluções ambientais através de suas ações, usando a Hora do Planeta como uma plataforma para mostrar ao mundo o que eles estão tomando medidas para reduzir seu impacto ambiental. A Hora do Planeta pede a todos para terem responsabilidade pessoal por seu impacto sobre o planeta e fazer mudanças comportamentais para facilitar um estilo de vida sustentável. Dar o primeiro passo é tão fácil como desligar as luzes. Desligando suas luzes na Hora do Planeta você está reconhecendo e celebrando o seu compromisso de fazer algo mais para o planeta que vai além da hora.

5. A campanha é mais do que apenas apagar as luzes?
A Hora do Planeta acredita que o simbolismo do momento é extremamente importante em trazer pessoas e comunidades em conjunto em todo o mundo. Mas a nossa aspiração desde o início era ir muito além da hora mesmo. Em 2012, a Hora do Planeta lançou I Will If You Will (Eu vou se você for), uma plataforma para incentivar e inspirar as pessoas a compartilhar o seu compromisso com o planeta com os seus amigos, colegas, líderes e redes. A Hora do Planeta também incentiva e promove muitas outras iniciativas ao redor do mundo, incluindo o Earth Hour, Desafio das Cidades, Projetos do Povo da Terra e muitas ações nacionais e locais que levam a campanha para além da hora.

6. Há quantos anos que acontece a Hora do Planeta?
A Hora do Planeta 2014 vai marcar o oitavo ano da campanha. Em 31 de março de 2007, o WWF- Austrália inspirou os moradores de Sydney para mostrar seu apoio ao combate às mudanças climáticas. Mais de 2,2 milhões de pessoas e 2.000 empresas apagaram suas luzes por uma hora no primeiro evento Hora do Planeta.

7. Não é perigoso apagar as luzes? E a segurança pública?
A Hora do Planeta só pede às pessoas para apagar as luzes não essenciais por uma hora - não luzes que afetem a segurança pública. A Hora do Planeta é também uma celebração do planeta, por isso é importante aproveitar o momento em um ambiente seguro.

8. Quais luzes podem desligadas com segurança?
Essa é uma decisão que tem que ser feita individualmente, mas geralmente as luzes do teto em quartos (se é a sua casa ou uma empresa), iluminação ao ar livre que não afeta a segurança, computadores, luzes decorativas, sinais de néon para a publicidade, televisores, luminárias de mesa, etc. Existem algumas luzes que podemos dizer com certeza que não deve ser desligadas, incluindo luzes de segurança em espaços públicos, luzes de orientação da aviação, semáforos, luzes de segurança apenas para citar alguns. Nós pedimos que as pessoas usem o bom senso. Antes de desligar todas as luzes para espaços públicos A Hora do Planeta recomenda que você verifique com as autoridades locais ou centros comunitários. Em sua própria casa use o bom senso no que diz respeito à segurança. Mantenha pequenas luzes da noite por segurança básica, especialmente em corredores e nas escadas. Verifique se você tem fontes de luz alternativas úteis antes da Hora do Planeta começar, como velas ou lanternas. Dessa forma, se você precisa enxergar, tenha uma fonte próxima de luz na mão, e você ainda pode respeitar o espírito de A Hora do Planeta e manter a si e sua família segura.

9. Que tipo de velas devo usar para o meu evento da Hora do Planeta?
Se você está pensando em usar velas durante a Hora do Planeta, certifique-se de usar 100% velas de cera ou de soja, que são ecológicas, não-tóxicas e não-alérgicas. Elas também são feitos de produtos naturais e não materiais à base de petróleo, de modo que são efetivamente neutras. Se você usar velas, porém, tome cuidado. Sugerimos que você siga atentamente estas dicas: velas só devem ser utilizadas sob a supervisão de adultos; elas nunca devem ser deixadas sozinhas; devem ser mantidas longe do alcance de crianças e animais de estimação; apague as velas antes de ir dormir; mantenha-as s longe de líquidos e gases inflamáveis e materiais combustíveis; elas devem estar livres de quaisquer materiais combustíveis tais como papel, cortinas e roupas; não devem ser colocadas em janelas e persianas e cortinas também não devem ficar perto; velas devem ser colocados sobre uma superfície estável , seca, resistente ao calor e longe de correntes de ar.

10. Como é a segurança durante A Hora do Planeta?
A Hora do Planeta quer que todos sejam absolutamente seguros e nunca desligar luzes que possa comprometer a segurança de qualquer indivíduo ou espaço público ou privado. Então, coloque sua segurança em primeiro lugar quando decidir o que vai deixar aceso e desligado durante a sua participação. Para a campanha Eu vou se você for a Hora do Planeta não vai apoiar desafios que não são seguros, irresponsável ou não respeitosa. Então, se é perigoso, danoso ou difamatório pensem, por favor, em outra coisa para o seu desafio. Nós não incentivamos ou endossamos um comportamento irresponsável. Lembre-se! Atitude positiva para o planeta, não é negativo para a vida ou causa ferimentos graves.

11. Será que a minha cidade irá ficar totalmente apagada?
A Hora do Planeta não é um blecaute. É uma ação voluntária dos seus participantes para mostrar o seu compromisso com um ato de mudança que beneficia o planeta. Para muitas empresas em edifício da cidade ou para muitos prédios governamentais, as luzes são desligadas no final do dia útil na sexta-feira antes da Hora do Planeta. Geralmente não há nenhuma diferença dramática, mas sim um escurecimento gradual das luzes a partir do dia anterior. Muitos dos principais ícones e sinais de néon são desligados para a hora e eles são extremamente perceptíveis. Você pode ser capaz de ver mudanças dramáticas em grandes áreas de negócios ou de marcos emblemáticos e edifícios em todo o mundo e em sua cidade.

12. Se todo mundo ligar as luzes ao mesmo tempo haverá um pico de energia?
As pessoas celebram a Hora do Planeta de maneiras diferentes e em vários períodos de tempo. Muitos continuam a manter as suas luzes apagadas muito além da hora designada. Portanto, é altamente improvável que todos irão acender suas luzes simultaneamente. No entanto, nós trabalhamos com empresas de energia e autoridades do mundo todo, que nos garantem ser improvável que todas as luzes que são acendidas ao mesmo tempo irá causar quaisquer problemas. A redução de carga não deve ser significativa o suficiente para causar algum dano na Hora do Planeta.

13. A Hora do Planeta é um evento anual?
A Hora do Planeta é mais do que um evento anual, no entanto, culmina em uma hora de inspiração realizada em todo o mundo no final de março de cada ano.

14. Por que a Hora do Planeta realizada no final de março?
O segundo e último fim de semana de março é época dos equinócios da primavera e outono no hemisfério norte e sul, respectivamente, o que permite pôr do sol coincidente em ambos os hemisférios, garantindo assim o maior impacto visual para luzes apagadas globalmente durante o evento. A Hora do Planeta 2015 será realizada no sábado, 28 de março 20h30 – 21h30 no seu fuso horário local.

15. Qual é o critério para registrar cidade ou município na participação na Hora do Planeta 2015?
Para uma cidade ser oficialmente reconhecida como um participante da Hora do Planeta 2014, deve atender a pelo menos um dos três critérios: 1. Ter o apoio oficial da sua autoridade de governo (por exemplo, Governador ou Prefeito ); 2. Confirmar a participação de um marco ou ícone; 3. Ter o apoio de um embaixador oficial da Hora do Planeta. Para registrar sua cidade ou município, você deverá estar em uma posição de autoridade governamental para fazê-lo. Se não está nesta posição, sugerimos que entre em contato com a autoridade do governo local e peça para que se inscreva e seja reconhecido oficialmente como participante da Hora do Planeta 2015. Por causa do papel das mídias sociais como uma ferramenta para organizar e conectar as pessoas para a campanha, agora estamos considerando a participação oficial nas redes sociais avaliando cada caso.

16. O que significa um compromisso com a Hora do Planeta?
Ao registrar-se na Hora do Planeta 2015, os indivíduos, comunidades e empresas estão se comprometendo para deixar suas luzes apagadas por uma hora às 20h30, no sábado, 28 de março, em reconhecimento de um ato que vai realizar em benefício do planeta. Nossa expectativa é que esses indivíduos, comunidades e s empresas tomem medidas para além da hora. Em 2012, lançamos a campanha I will if you will (eu vou se você for) para fornecer uma plataforma para inspirar as pessoas a compartilhar o seu compromisso com o planeta com os seus amigos, colegas , líderes e redes.

17. Quem pode participar?
A Hora do Planeta é uma campanha para toda e qualquer pessoa que queira compartilhar o compromisso de fazer deste planeta melhor.

18. Qual a redução de energia e carbono resultou da Hora do Planeta em anos anteriores?
A Hora do Planeta não pretende ser um exercício de redução de energia e carbono, é uma ação simbólica, portanto, não se engaja na medição dos níveis de redução de energia e carbono. A Hora do Planeta é uma iniciativa para incentivar indivíduos, empresas e governos de todo o mundo para assumir responsabilidade por sua pegada ecológica e se envolver em diálogo e troca de recursos que oferece soluções reais para os desafios ambientais. A participação na Hora do Planeta simboliza um compromisso com a mudança para além da hora.

19. Como posso fazer mais para a Hora do Planeta do que apenas desligar minhas luzes?
Envolva-se com a campanha, pois ações grandes e pequenas fazem a diferença para o nosso planeta, e aqui está a oportunidade de fazer um compromisso para além da hora e compartilhar na sua comunidade. Se você está desafiando a sua rede de contatos para comprometer-se a reciclar, trocar as lâmpadas por outras mais econômicas ou algo mais eficiente, a campanha irá ajudá-lo a incentivar a ação para além da hora.

20. Os organizadores não estão usando muita energia e recursos para promover este evento?
A Hora do Planeta leva todos os esforços para minimizar a nossa pegada, não apenas para a hora, mas durante todo o ano. A campanha baseia-se fortemente em plataformas digitais para minimizar o uso de recursos naturais, Nós nos esforçamos para manter a nossa pegada ao mínimo, sempre que possível. No entanto, não reivindicamos nem pensamos que é viável neste momento criar a conscientização e o engajamento de tantas pessoas sobre questões ambientais com pegada zero.

21. De quem foi a ideia da Hora do Planeta?
A Hora do Planeta veio de um grupo de reflexão iniciado diretor executivo e cofundador da Hora do Planeta, Andy Ridley, resultando na formação de uma parceria entre o WWF-Austrália, Leo Burnett e Fairfax Mídia para abordar a questão das mudanças climáticas. Isso foi em 2007, ainda havia certo grau de ceticismo e negação sobre a questão da mudança climática. A Hora do Planeta surgiu como inspiração para reunir as pessoas para a realidade da mudança climática e iniciar um diálogo sobre o que nós, como indivíduos podemos fazer para ajudar a resolver o maior problema que enfrenta nosso planeta hoje. Leo Burnett, em parceria com a WWF, promoveu a ideia de ajudar a tornar a campanha uma realidade em Sydney, uma campanha que agora tem ido além da mudança climática para simbolizar a crescente procura global de um mundo melhor, mais saudável.

22. Qual é a relação da Hora do Planeta com o WWF? O WWF é “dono” da Hora do Planeta?
O WWF foi cofundador da Hora do Planeta, em Sydney, em 2007, facilitando o rápido crescimento mundial da Hora do Planeta por meio de sua conexão com a rede global da WWF. Com presença em mais de 70 países, o WWF continua a desempenhar um papel valioso garantindo uma rede de base e apoio sólida para entregar uma mensagem ambiental verdadeiramente global ao longo do ano.

23. Quem são os parceiros da Hora do Planeta?
A Hora do Planeta começou como uma iniciativa liderada pelo WWF na Austrália, em 2007, em parceria com os coproprietários da marca, Fairfax Mídia e Leo Burnett. Todos os três sócios decidiram, desde o início, que a expansão do alcance global da Hora do Planeta exigiria trabalhando em parceria com qualquer organização. A mensagem da Hora do Planeta mediu o mundo com a ajuda de muitas organizações globais. Em 2012, a colaboração da Hora do Planeta com o YouTube foi significativa no desenvolvimento da campanha I Will if you will (Eu vou se você for).

24. Você tem requisitos ou regulamentos sobre o que pode ou não pode para fazer parceria com a Hora do Planeta?
Qualquer parceiro deve defender e apoiar os objetivos e princípios da Hora do Planeta. Estes incluem indivíduos, incentivando o envolvimento da comunidade nas questões ambientais. Incentivar decisões conscientes para mudar a maneira como vivemos, a fim de afetar reforma ambiental, sem o uso de táticas de intimidação ou humilhação. As decisões específicas sobre se deve ou não fazer parceria com um grupo ou corporação são feitas a nível local por país pelas equipes da cidade com base no que se adapte às suas necessidades e da comunidade na consecução dos objetivos da Hora do Planeta.

25. A Hora do Planeta pode contar com o apoio de outras ONGs ( Organizações Não- Governamentais ) e outras organizações não lucrativas?
Absolutamente. Na verdade, o sucesso da Hora do Planeta não seria possível sem o apoio de outras ONGs e instituições. As organizações globais, como a Organização Mundial do Movimento Escoteiro e Associação Mundial de Guias e Escoteiras ter sido fundamental na difusão da mensagem da Hora do Planeta, enquanto em alguns países onde não há presença do WWF, as campanhas da Hora do Planeta são realizadas inteiramente por outras Ongs e organizações sem fins lucrativos que compartilham a mesma abordagem não- agressiva para abordar questões ambientais tomadas pela Hora do Planeta.

26. Onde podemos encontrar a Hora do Planeta nas mídias sociais?
A Hora do Planeta usa as mídias sociais para impulsionar sua campanha. Siga as nossas histórias no Facebook, Twitter, Flickr, e YouTube.

27. O que significa o logotipo da Hora do Planeta?
O logotipo padrão 60’ Hora do Planeta ' representa os 60 minutos onde se concentra o impacto que estamos tendo em nosso planeta tomando medidas positivas para resolver os problemas ambientais que enfrentamos. Para a Hora do Planeta 2011, o logotipo 60’ + ' foi introduzido representando um compromisso de agregar a Hora do Planeta um ato positivo para o planeta que vai além da hora.

28. Qual é o Desafio das Cidades da Hora do Planeta?
Com mais de 70% das emissões de CO2 do mundo, geradas pelas cidades, o Desafio das Cidades foi criado para premiar cidades pioneiras que estão liderando o caminho para um futuro totalmente sustentável. Veja mais em EarthHour.org / CityChallenge. Em 2012, cidades do Canadá, Índia, Itália, Suécia e os Estados Unidos participaram do desafio.

29. Como é feito o julgamento do Desafio das Cidades?
Um júri internacional irá rever todas as submissões delineando planos holísticos para as cidades, ideias inspiradoras e credíveis que aumentem a quota de energias renováveis em sistemas de energia da cidade. O Desafio das Cidades não é sobre ter planos ou recursos de alta tecnologia, é sobre o compromisso de pensamento inovador e soluções articulado que criam uma cidade mais verde e mais limpa para os residentes.