WWF Brasil - WWF-Brasil mobiliza 500 voluntários para limpar a praia de Copacabana

WWF-Brasil mobiliza 500 voluntários para limpar a praia de Copacabana



14 Março 2017  | 
500 bituqueiras serão distribuídas pelo Movimento Rio Eu Amo Eu Cuido
© WWF-BrasilEnlarge
No dia 25 de março, sábado, acontece a Hora do Planeta, que ressalta a importância de ações individuais e coletivas em prol do planeta. E nesse dia, o WWF-Brasil, em parceria com o Instituto Mar Adentro, mobiliza voluntários para limpar a praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, e organiza o 1º Mutirão de Limpeza de Praia, o Clean Up. Ele acontece entre os Postos 5 e 6, entre 8h e 11h.  

Em seguida à catação de micro lixo, atividade fundamental para elaboração de um relatório gravimétrico do trecho de areia em questão para ser encaminhado para os órgãos ambientais, e o corpo a corpo, às 11h haverá o encerramento das atividades com um “abraçaço” ao mar, que começará no Posto 6 e se expandirá. As pessoas darão as mãos para criar uma corrente de desejos positivos para o oceano.   
Esse será o primeiro Clean Up de 2017, seguido de dois eventos desse tipo no Arquipélago das Cagarras, um em junho e outro no segundo semestre, com mergulhadores retirando o plástico direto do fundo do oceano.  

Ação Voluntária A intenção do projeto é buscar aumentar a conscientização sobre o meio ambiente marinho, engajando a comunidade para que participe na preservação e proteção da natureza, aderindo às atividades de limpeza de praia e à prática da coleta seletiva. E para isso, é fundamental a parceria da própria comunidade: a ideia é reunir 500 voluntários que atuarão como agentes do bem, recolhendo micro lixos da praia e auxiliando na educação ambiental no local, conversando com o público presente sem distribuir qualquer papel, abordando a problemática sobre o abandono de lixo no mar, problemas sobre a fauna e a flora marinha e a importância da coleta seletiva.  

 Hoje, dia 13 de março, o WWF-Brasil e o time de parceiros abre as inscrições para a ação de voluntariado. Para se inscrever, basta acessar o link e preencher o documento.  

Comunidade ativa 
 O evento, que faz parte do projeto Conhecer para Preservar, é uma parceria entre WWF-Brasil e Instituto Mar Adentro, que atuam juntos para a preservação marinha desde 2016, com mutirões de limpeza como esse, cursos para a comunidade, ações com o público infantil e monitoramento de cetáceos (baleias e golfinhos) e de aves marinhas.  

No local, também haverá a venda de produtos reciclados do plástico, por meio do projeto Remolda, que faz parte da campanha Plástico Vale Ouro do WWF-Brasil e busca reduzir a chegada de plástico na Baía de Guanabara promovendo desenvolvimento social para comunidades locais.   

Essa ação conta com o apoio e a participação do Movimento Lixo Zero, Colônia de Pescadores Z13, do Rio Eu Amo Eu Cuido, BG500, Projeto Aruanã, Projeto Praia para Todos, Meu Copo Eco, Instituto IEVA, Movimento Clean Up The World, Eco Eduque, Verde Mar, Mergulho Consciente, G BioTra, X-CAm, Jornal O Posto 6 Sanatto (empresa de coleta), Biscui, Rainha e Flor de Copa (restaurantes), Clube Carioca VA´A, O Treino, Da Selva Sup, Street Runners, Natação no Mar (consultorias esportivas), Associação Brasileira do Lixo Marinho e Associação de Stand Up Paddle.  

Sobre o WWF-Brasil O WWF-Brasil é uma organização não governamental brasileira dedicada à conservação da natureza, com os objetivos de harmonizar a atividade humana com a conservação da biodiversidade e promover o uso racional dos recursos naturais em benefício dos cidadãos de hoje e das futuras gerações. Criado em 1996, o WWFBrasil desenvolve projetos em todo o país e integra a Rede WWF, a maior rede mundial independente de conservação da natureza, com atuação em mais de 100 países e o apoio de cerca de 5 milhões de pessoas, incluindo associados e voluntários.  

Serviço: Clean Up– Mutirão de Limpeza Data: 25 de março Horário: 8h às 11h Local: Praia de Copacabana (trecho entre os postos 5 e 6) – concentração na Colônia de Pescadores do Posto 6 Evento no Facebook:https://www.facebook.com/events/108273499672088/ Hashtag: #conhecerparapreservar Inscrições aqui.
500 bituqueiras serão distribuídas pelo Movimento Rio Eu Amo Eu Cuido
© WWF-Brasil Enlarge

Comentários

blog comments powered by Disqus