Plante uma árvore e ajude a salvar o Pipiripau | WWF Brasil

Plante uma árvore e ajude a salvar o Pipiripau



 rel=
© Giramundo Mutuando
Entre as diversas atividades de conservação do WWF-Brasil, encontra-se a conscientização da sociedade para a mudança de atitude e suas práticas de conservação ambiental para a sustentabilidade. Assim, gostaríamos de convidar voluntários para participar de uma ação de plantio de mudas no Cerrado, na Bacia do Pipiripau-DF.
Nessas bacias, os processos de erosão e sedimentação diminuem a qualidade e a quantidade de água disponível para abastecimento humano e uso na agropecuária. Este plantio voluntário visa melhorar a qualidade das águas que abastecem as cidades de Planaltina e Sobradinho, sendo parte das ações do WWF-Brasil.

Recuperar a vegetação é sempre importante. A floresta presta "serviços ambientais" gratuitos e de grande valor, como recarregar aquíferos subterrâneos, nascentes, córregos e rios, regular o clima, oferecer sementes, madeira, fibras e outros materiais com importância socioeconômica. Além disso, as florestas funcionam como corredor para animais e ainda mantêm e recuperam a fertilidade do solo.

Contribua para a natureza. Participe desta importante mudança de realidade da Bacia do Rio Pipiripau, na região nordeste do Distrito Federal.



No dia 08 de dezembro de 2012  plantamos mil mudas de árvores nativas às margens do rio.

Com este plantio visamos melhorar a qualidade e quantidade da água do rio, que hoje sofre com a erosão e a sedimentação de seu leito, o que afeta a flora e fauna da região e prejudica o abastecimento de Planaltina e Sobradinho.


Veja como foi a atividade.


Por que Pipiripau?

Com uma área total de 23.527 hectares, a bacia do Ribeirão Pipiripau localiza‐se no nordeste do DF (90,3%), tendo sua nascente localizada em Goiás. Inserida na bacia do Rio São Bartolomeu, é a maior bacia do DF e formadora das bacias dos rios Paranaíba e Paraná. Lá estão situadas partes das Regiões Administrativas de Sobradinho, Planaltina, Paranoá, São Sebastião e Santa Maria.

Entre as ações desenvolvidas pelo WWF- Brasil na região, encontram-se:

  • Restauração florestal - Aplicação de novos modelos associados ou não à utilização de mudas (muvuca, estacas e raízes);
  • Conservação de Solo e Água e Pagamentos por Serviços Ambientais;
  • Fortalecimento da cadeia de horticultura em articulação com a estratégia de Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS) do Banco do Brasil;
  • Discussão inicial de turismo sustentável com BB e SEBRAE/DF; e
  • Tecnologias Sociais da FBB com destaque especial ao PAIS (Produção Agroecológica Integrada e Sustentável), restauração florestal com sementes (muvuca) e balde cheio agroecológico.

Avanço

Após a inserção e construção de parcerias locais, o apoio ao fortalecimento do Programa Produtor de Água e o plantio de 18.200 mudas (2011/2012), novas ações se constroem na região.

O plantio de mudas realizado por voluntários no Pipiripau se soma à implantação de novas modalidades de restauração florestal e continuidade dos plantios convencionais com mudas nativas (mais 60.000 mudas programadas para plantio), à condução de experiência piloto de transição agroecológica, ao envolvimento efetivo das comunidades beneficiárias e das famílias proprietárias das Unidades Demonstrativas e ao aprimoramento da articulação com o Programa São Bartolomeu Vivo.

.

Obrigado!

Agradecemos a todos que participaram desta ação!
Veja como foi a atividade.