#vetadilma | WWF Brasil


 
	© WWF-Brasil

#VETADILMA

Código Florestal: Veta, Dilma!

Não podemos permitir que a alteração do Código Florestal promova desmatamento, destrua ecossistemas e coloque em risco a integridade de nossas florestas e da sociedade brasileira.
O Brasil tem conquistado uma reputação merecida e a liderança internacional em proteção ambiental e de florestas. No entanto, apesar da clara oposição da população, das evidências científicas e das opiniões de juristas, o Congresso Nacional está prestes a aprovar alterações ao atual Código Florestal que causarão danos ambientais, políticos e econômicos imensos.

Na forma atualmente proposta, a nova lei vai:
  1. Anistiar crimes ambientais em milhões de hectares de áreas ilegalmente desmatadas em todo o território nacional, especialmente na Amazônia e até 75% das multas ambientais;
  2. Isentar cerca de 85% dos imóveis rurais do país da responsabilidade de manter a integridade da Reserva Legal - RL;
  3. Reduzir diretamente cerca de 50% das florestas frágeis de Áreas de Preservação Permanente – APP localizadas em áreas de risco;
  4. Promover insegurança jurídica aos produtores rurais e restrições econômicas e ambientais internacionais aos produtos brasileiros no Comércio Exterior.
  5. Incentivar novos desmatamentos através de uma série de incentivos e flexibilizações inexistentes atualmente na legislação brasileira.
  6. Levar à emissão de bilhões de toneladas de gases de efeito estufa minando todas os esforços globais para manter o aquecimento global em menos de 2°C.
  7. Remover a proteção de muitos ecossistemas vulneráveis, como nascentes, áreas úmidas e mangues, e possibilitar sérios problemas no abastecimento de água.
  8. Reduzir e ameaçar a vegetação de APP e RL em habitats vulneráveis que são importantíssimos para segurança das pessoas, preservação de serviços ambientais e conservação da biodiversidade, aumentando os riscos da ocorrência de deslizamentos e enchentes com a desproteção do solo.
  9. Fazer o Brasil perder a vantagem comparativa que possui diante de todas as outras nações do globo, que é a biodiversidade aliada a tecnologia, a inteligência científica, a produção e ao conhecimento tradicional das populações tradicionais, da agricultura familiar e da produção sustentável.



O vídeo abaixo mostra o que está por trás da reforma do Código Florestal:


Assista no Youtube

Nosso apelo à Presidenta Dilma Rousseff

  1. Apelamos a Presidente Dilma Rousseff que intervenha no processo de reforma do Código Florestal impedindo que ele seja votado pelo Congresso Nacional apressadamente, antes da Rio+20. O país precisa de tempo para aprofundar as avaliações científicas sobre os possíveis efeitos do projeto.
  2. Caso o Congresso aprove apressadamente o projeto, pedimos que a Presidente Dilma Rousseff use sua prerrogativa presidencial de vetar qualquer texto legal que ameace a integridade dos biomas brasileiros e a Soberania Nacional.


Algumas alternativas viáveis
  1. Regulamentação e atualização da Lei 4.771 (Código Florestal Brasileiro) através de outros mecanismos constitucionais que não os projetos de Lei do Congresso, como o lançamento de um "PAC do Código Florestal" com investimentos significativos para implementação da Lei de regularização do produtor.
  2. Políticas Públicas e Financiamentos para a Agricultura Familiar e a Produção Rural Sustentável como implantação de Programas inter-setoriais de Regularização Ambiental.
  3. Adoção de novo modelo agrícola e agrário nacional baseado na produção sustentável da agricultura.

Por que sua voz será ouvida?


Às vésperas da cúpula Rio +20 em junho de 2012, o Governo Brasileiro pode prejudicar sua reputação internacional em relação à proteção da biodiversidade e do meio ambiente,. O governo brasileiro se comprometeu formalmente com metas de redução de 80% no desmatamento na Amazônia e 40% no Cerrado, compondo uma meta de redução de emissões de gases de efeito estufa de 39% até 2020. Os compromissos são interligados e não será possível cumpri-los caso o projeto de lei entre em vigor.


Quem somos nós?

Quem somos nós? WWF Brasil, organização brasileira que busca harmonizar a conservação da natureza e o desenvolvimento humano.

Participe: Envie sua mensagem!



Veja as últimas mensagens

Análises - Código Florestal

Artigos: Congresso Brasileiro vai Anistiar Redução de Florestas em Pleno Século 21? e De onde vem a força do agronegócio?. Acesse aqui.
Somente juntos poderemos impedir a degradação do meio ambiente.

Informe-se e compartilhe com seus amigos!


Siga-nos: