/ ©: Bruno Arnold / WWF-Canon

Clima e Energia

Atualmente às Mudanças Climáticas são uma realidade para a população mundial. As emissões de gases de efeito estufa tem aumentado mais rápido que o previsto, o que tem gerado mudanças substanciais em eventos climáticos e processos naturais ao redor de todo o mundo.
O Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas da ONU (IPCC, sigla em inglês), afirma com mais de 95% de certeza que as mudanças que a sociedade sente no clima são consequências de atividades humanas causadas principalmente por emissões da queima de combustíveis fósseis, agricultura e processos relacionados à desmatamento e mudanças no uso do solo.

As Mudanças climáticas podem gerar eventos de grande impacto para a sociedade como: aumento do nível do mar, secas, chuvas extremas e inundações, tempestades e ondas de calor. Estes impactos irão gerar consequências para todas as populações do mundo, em especial comunidades pobres e vulneráveis, causando impactos na segurança alimentar, hídrica e energética, ameaçando ecossistemas naturais e habitats em áreas urbanas e rurais.

Seja parte da solução

Veja o que você pode fazer para ajudar.

WWF e o Clima

O objetivo do WWF-Brasil é promover uma economia de baixo carbono de forma inclusiva e equitativa até 2050, que garanta a segurança climática e a qualidade de vida da população brasileira.
O WWF trabalha para o aperfeiçoamento e implementação de políticas de clima nacionais e internacionais. Promove a eficiência energética e formas alternativas de geração de energia renovável que reduzem as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) e os impactos ao meio ambiente. Protege as florestas, que tem um papel importante para a segurança climática, e constrói soluções que contribuem para a transição de uma economia de baixo carbono.

Entre as nossas ações:
  • Defendemos um novo acordo internacional sobre o clima, que seja justo e eficiente;
  • Promovemos a eficiência energética e energias renováveis alternativas (eólica, solar, biomassa e PCHs – Pequenas Centrais Hidrelétricas);
  • Contribuímos para a redução das emissões de gases de efeito estufa provenientes do desmatamento;
  • Promovemos soluções de baixo carbono para diferentes segmentos da economia, principalmente àqueles mais carbono intensivos;
  • Desenvolvemos estratégias de adaptação e mitigação às alterações climáticas com enfoque nas populações e ecossistemas mais vulneráveis.
 / ©: Richard McLellan / WWF-Canon
Energia solar