Untitled Document

Produção de cerveja: Pegada ecológica da água é maior no cultivo da cevada do que na cervejaria

 / ©: www.sxc.hu
Cerveja
© www.sxc.hu
Estudo da Rede WWF na África do Sul e República Tcheca busca compreensão sobre consumo de água na produção da bebida

Estocolmo, Suécia:
De acordo com um relatório apresentado na Semana Mundial da Água (16 a 22 de agosto de 2009) pela indústria cervejeira SAB Miller e a Rede WWF, de toda a água usada na produção da cerveja, a utilizada no cultivo das culturas é muitíssimo maior do que a parte consumida no processo industrial dentro da cervejaria.

O estudo ‘Determinando a Pegada da Água; Identificando e abordando os riscos associados à água nas cadeias de valor’ avaliou a pegada ecológica da água das cervejas da empresa SAB-Miller, produzidas na África do Sul e na República Tcheca, levando em conta todos os elos de sua cadeia produtiva.

O relatório internacional proporcionou uma compreensão mais profunda da quantidade de água envolvida, da eficiência de seu uso e da geografia associada para permitir à empresa ter uma visão clara dos impactos do uso da água e de como melhorar a sua gestão, além de trabalhar junto com governos e comunidades para proteger as bacias hidrográficas.

O novo relatório revela que, na África do Sul, a pegada ecológica é de 155 litros de água usados para cada litro de cerveja produzido, sendo que 98,3% dessa água está ligada ao cultivo das culturas envolvidas, tanto locais como importadas.

Na opinião da empresa Plzensky Prazdroj, onde se concentram as operações industriais da SAB-Miller na República Tcheca e produtora da cerveja Pilsner Urquell, a agricultura é o componente mais significativo e responde por mais de 90% da pegada total da água.

Na comparação com outras bebidas, a pegada da água da cerveja parece relativamente pequena. Um estudo recente conduzido pelo Pacific Institute revelou que o café, o vinho e o suco de maçã têm pegadas de água três vezes o tamanho da pegada da cerveja.

Entretanto, as dimensões das respectivas pegadas não são suficientes em si para delinear o quadro completo. O que importa mais é o contexto – onde a água é utilizada, qual a proporção dos recursos hídricos da região de que é tirada, e se a escassez de água está ameaçando o meio ambiente, as comunidades ou os negócios, agora ou no futuro.

“A pegada ecológica da água das cervejas de SAB-Miller na África do Sul e na República Tcheca são as primeiras a serem publicadas e o estudo é progressista na maneira como examina o impacto do uso de água nesses países,” declarou Stuart Orr, responsável pelo programa de pegada ecológica da água.

“O que mais importa é que a informação está sendo usada para garantir que seus associados comerciais, particularmente os produtores agrícolas, sejam estimulados a fazer uso mais eficiente dos recursos hídricos”, completou ele.

Na África do Sul, a SAB Ltda. está trabalhando junto aos produtores de cevada para melhorar a irrigação e a produtividade e está continuando seus esforços junto ao WWF para proteger as bacias hidrográficas onde têm suas operações.

“Determinar as pegadas da água permite à SAB-Miller identificar quais são os elos na nossa cadeia de suprimento que poderão enfrentar escassez de água ou a baixa qualidade de água no futuro. Nos permite também planejar como lidar com aqueles desafios futuros,” disse Andy Wales, chefe de Desenvolvimento Sustentável da SAB-Miller. “Nossa parceria com o WWF na África do Sul, Colômbia e Honduras criará novos projetos de proteção de bacias hidrográficas, redução de riscos e proteção do meio ambiente”, acrescentou ele.