Fé e Mudanças Climáticas | WWF Brasil

Fé e Mudanças Climáticas

Veja como foi o debate

Sobre o evento:

Como a fé pode ajudar o meio ambiente?

No dia 18 de junho, o Vaticano divulgou um documento histórico. Foi a primeira vez que um papa dedicou a íntegra de uma encíclica para falar sobre o meio ambiente.

Nela, Francisco traçou uma conexão entre as mudanças climáticas e a crise ambiental vivida atualmente e afirmou que o Homem é responsável pelo aquecimento global. "Se a tendência atual continuar, este século poderá testemunhar mudanças climáticas inéditas e uma destruição sem precedentes dos ecossistemas, com graves consequências para todos nós", diz um trecho do documento.

Na já chamada "encíclica verde", o papa, apelou para a responsabilidade de todos na proteção do planeta, “que está sendo destruído”: "a humanidade é chamada a tomar consciência da necessidade de realizar mudanças de estilo de vida, de produção e consumo, para combater o aquecimento global ou, pelo menos, as causas humanas que o provocam e o agravam".

O WWF-Brasil atendeu o apelo papal e convocou três líderes religiosos para debater formas de ajudar o meio ambiente. No preparatório para a 21ª Conferência das Partes (COP21) da Convenção das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, que será realizada em dezembro em Paris, e cujo resultado influenciará o destino de quase 200 países, é primordial discutir o problema das mudanças climáticas no âmbito da relação harmoniosa entre o homem, a sociedade e a natureza, explorando a questão de uma forma mais ampla, ecumênica e democrática.

A mesa redonda “Fé e mudanças climáticas”, promovida pelo WWF-Brasil, tem como objetivo despertar esse debate junto à sociedade. O evento teve transmissão ao vivo pela ineternet e está disponível no You Tube para quem quiser ver o rever.

Programação:

9h30 às 9h45 - Abertura

9h45 às 10h45 - Debate "Fé e Mudanças Climáticas"
Dom Júlio Endi Akamine, Sheikh Jihad Hammadeh, rabino Nilton Bonder, Carlos Nomoto e professor Wilson Nobre.

10h45 às 11h30 - Perguntas e Comentários

11h30 - Encerramento

Moderação presencial:
Henrique Lian

Moderação virtual: Julia Jolie

Participantes:

• Carlos Nomoto - secretário-geral do WWF-Brasil

• Dom Júlio Endi Akamine - bispo auxiliar de São Paulo

• Rabino Nilton Bonder - escritor e rabino líder espiritual da Congregação Judaica do Brasil

• Sheikh Jihad Hammadeh - presidente do Conselho de Ética da União Nacional das Entidades Islâmicas do Brasil e da Assembleia Mundial da Juventude Islâmica (WAMY)

• Wilson Nobre - professor de inovação e sustentabilidade da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (Eaesp-FGV)

Moderação presencial:

• Henrique Lian - superintende executivo de Política Públicas e Relações Externas do WWF-Brasil

Moderação virtual:

• Julia Jolie - criadora de videos sobre cultura, ciência e educação, com mais de 220 mil inscritos no youtube.