Diálogos sobre Biodiversidade | WWF Brasil

Diálogos sobre Biodiversidade

Com o intuito de implementar as metas de conservação da biodiversidade aprovadas em 2010 na 10ª Conferência da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB), o Ministério do Meio Ambiente, WWF-Brasil, UICN e IPÊ promovem iniciativa de elaboração participativa da estratégia brasileira de conservação da biodiversidade.
No fim de 2010, a biodiversidade mundial conquistou uma importante vitória: países aprovaram metas ambiciosas para sua conservação no período de 2011 a 2020 durante a 10ª Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica (COP 10 da CDB), que aconteceu em Nagoia, no Japão.

No entanto, apesar do grande valor do acordo global, tal vitória só será de fato significativa se os países se esforçarem para implementar tais metas de redução da perda de biodiversidade até 2020 em seus territórios.

Foi por isso, que o Ministério do Meio Ambiente, em parceria com o WWF-Brasil, União Internacional para Conservação da Natureza (UICN), o Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ), lançou o processo de elaboração do plano brasileiro de implementação das metas da CDB de conservação da biodiversidade.

A iniciativa visa envolver os diferentes setores da sociedade brasileira na elaboração de uma proposta de instrumento legal que apresente as metas e objetivos do Plano Estratégico da CDB para o Brasil e ainda contemple um plano de ação para implementação do mesmo.

O processo contará com diversas etapas de participação pública e seu resultado será apresentado na Conferência das Nações Unidas Rio+20, que será realizada no Rio de Janeiro em 2012. O plano ainda será um subsídio fundamental às negociações sobre financiamento para conservação da biodiversidade durante a COP 11 da Convenção, em 2012, na Índia.

© WWF-Brasil/Adriano Gambarini
Macaco-aranha, uma das espécies da rica biodiversidade da Amazônia.
© WWF-Brasil/Adriano Gambarini