Mata Atlântica

Pela conservação da Mata Atlântica

Variados tipos de florestas, relevos e populações dão cara à Mata Atlântica, ao longo de 17 estados brasileiros, Paraguai e Argentina. Recordista mundial em biodiversidade, essa floresta tropical é também uma das mais ameaçadas do planeta, com 8,5%* de sua área original sobrevivendo na região mais desenvolvida e ocupada do país.

A partir desse cenário, o Programa Mata Atlântica do WWF-Brasil vem trabalhando com a missão de aliar o bem-estar humano à conservação da biodiversidade, qualidade e integridade do solo e dos recursos hídricos.

Para isso, atua com linhas de ação focadas nos poucos remanescentes que se mantém: a linha de planejamento ecorregional, que visa nortear ações para a conservação e uso sustentável dos recursos naturais; a de áreas protegidas, apoiando a criação e implantação de Unidades de Conservação (UC) no Bioma; e a de reabilitação da paisagem, visando um aumento da área de florestas integradas às atividades econômicas.

Duas importantes concepções orientam as iniciativas do programa desde o início: a definição de Ecorregiões – extensas partes de terra ou água que compartilham espécies e condições ambientais comuns – e a Visão de Biodiversidade – uma ferramenta de planejamento que identifica áreas críticas a serem conservadas em escala de 50 a 100 anos.

Os projetos se basearam, assim, na Ecorregião Florestas do Alto Paraná, Ecorregião Florestas Costeiras de Pernambuco e Ecorregião da Serra do Mar. Aos poucos, vem-se promovendo a articulação entre diferentes públicos que interferem na manutenção da Mata Atlântica: proprietários de terra, poder executivo e legislativo, organizações locais entre outros.

 / ©: WWF-Brasil / Marco Sarti
A preservação do mico-leão-dourado, cujo o habitat é a Mata Atlântica, deu início às atividades da Rede WWF no Brasil.
© WWF-Brasil / Marco Sarti
 / ©: WWF-Canon / Michel GUNTHER
Foz do Iguaçu, onde a parte brasileira da Mata Atlântica se encontra com Argentina e Paraguai, é um dos focos de atuação do WWF-Brasil no bioma.
© WWF-Canon / Michel GUNTHER
 / ©: WWF-Brasil/Adriano Gambarini
A Mata Atlântica é o lar de uma rica biodiversidade.
© WWF-Brasil/Adriano Gambarini
Assista ao vídeo para saber como o WWF-Brasil trabalha para conservar a Mata Atlântica
© WWF-Canon / Michel GUNTHER ©  ICMBIO/Parque Nacional do Iguaçu © WWF-Canon / Michel GUNTHER © WWF-Brasil / Adriano Gambarini © WWF-Brasil / Adriano Gambarini © Adriano Gambarini / WWF-Brasil © WWF-Brasil / Adriano Gambarini © WWF-Brasil / Adriano Gambarini © WWF-Brasil / Adriano Gambarini © WWF-Brasil / Adriano Gambarini © WWF-Brasil / Adriano Gambarini © WWF-Brasil / Adriano Gambarini © WWF-Brasil / Adriano Gambarini © WWF-Brasil / Marcela Beltrão © WWF-Brasil / Marcela Beltrão

Veja nas fotos um pouco da beleza da Mata Atlântica!


Rede de Ongs da Mata Atlântica

  •  / ©: Rede de Ongs da Mata Atlântica

    Acesse o site da Rede de Ongs da Mata Atlântica (RMA) e conheça a atuação das organizações que atuam no bioma.

Viva a Mata 2014

  •  / ©: SOS Mata Atlântica

    O WWF-Brasil participou do evento, realizado no Parque Ibirapuera, em São Paulo

Dia da Mata Atlântica

Papéis de Parede

  • Pôr-do-sol sobre o oceano na Estação Ecológica Juréia-Itatins, São Paulo. / ©: WWF-Brasil / Adriano Gambarini

    Baixe lindos papéis de parede para seu computador

  • * Segundo dados do Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica, no período de 2011 a 2012 (SOSMA/ INPE).