Amazônia

 / ©: WWF-Brasil/Adriano Gambarini
Amazônia
© WWF-Brasil/Adriano Gambarini

Ainda dá para salvar a Amazônia?

O futuro da Amazônia está ameaçado por diversas atividades predatórias, como a extração de madeira, a mineração e a conversão da floresta em pastagens e áreas de agricultura.

Apesar dos grandes esforços que têm sido feitos para a conservação da Amazônia, a perda anual da cobertura florestal permanece em níveis alarmantes. Isso pode deflagrar mudanças na Amazônia, inclusive reduzir as chuvas e aumentar as secas. E isso terá um impacto significativo na biodiversidade da região e até mesmo nas mudanças climáticas em nível mundial.

A boa notícia é que 80% da floresta amazônica original permanecem praticamente intactos, então ainda é possível cuidar desse patrimônio de imenso valor para toda a humanidade.

GUARIBA-ROOSEVELT

Primata ainda não descrito pela Ciência, pertencente ao gênero Callicebus e vulgarmente conhecido ... / ©: Julio Dalponte

Conheça o resultado das descobertas efetuadas na Expedição Guariba-Roosevelt, realizada na Amazônia, no Noroeste do Mato Grosso.

O que o WWF-Brasil faz pela Amazônia

O WWF-Brasil trabalha na região amazônica junto com autoridades governamentais, comunidades locais e indígenas, organizações não-governamentais, o setor privado e outros, para contribuir para a proteção de grandes porções da Amazônia e de sua singular biodiversidade, funções e serviços ecológicos. Isso é feito por meio de:


• Incentivo à criação, consolidação e ampliação de unidades de conservação
• Promoção do uso responsável dos recursos naturais e do manejo sustentável
• Desenvolvimento de programas nacionais para reduzir as emissões de carbono oriundas do desmatamento
• Promoção de padrões ambientais e sociais para o desenvolvimento da infraestrutura, especialmente projetos de rodovias e represas
• Capacitações técnicas e comunitárias
• Realização de expedições científicas
• Proposição de áreas prioritárias para a conservação com análise de paisagens por meio de geoprocessamento e sensoriamento remoto