WWF-Brasil e Instituto Mar Adentro participam de ação do Clean Up the World | WWF Brasil

WWF-Brasil e Instituto Mar Adentro participam de ação do Clean Up the World



04 Setembro 2017   |  
Ação dos dias 15 e 16 juntará mutirão de limpeza com peça teatral educativa, tudo pela saúde dos oceanos
© Luiz Blanco / WWF-Brasil
Nos dias 15 e 16 de setembro, cerca de 600 pessoas são esperadas no Rio de Janeiro nas atividades lideradas pelo Instituto Mar Adentro, com o apoio do Programa Marinho do WWF-Brasil, do Movimento Lixo Zero e do projeto Verde Mar.

Para conscientizar a comunidade sobre a importância de manter os oceanos limpos, será realizada uma sessão gratuita da peça Um Passeio Mar Adentro no dia 15/09 e uma ação de clean up dupla, ocorrendo simultaneamente no dia 16/09 na Praia Vermelha (Urca) e na Praia de Copacabana. Cada adulto que levar duas crianças com idades entre 5 a 10 para a peça do dia 15/09, ganhará uma camiseta para participar da ação de limpeza do dia 16/09. 
 
As ações fazem parte do projeto Conhecer para Preservar, parceria do Programa Mata Atlântica e Marinho do WWF-Brasil com o Instituto Mar Adentro, que realiza atividades de educação ambiental, limpeza de praias e ações para o público infantil.

Em março deste ano, foram retirados 1.640 litros de resíduos das areias de Copacabana com a ajuda de 500 voluntários e, em julho, 90 pessoas participaram do mutirão nas Ilhas Cagarras, retirando 34kg de resíduos da Ilha Comprida e do fundo do mar. O objetivo do projeto é sensibilizar a sociedade e engajar as pessoas na proteção ao meio ambiente marinho, combatendo a poluição das praias e mares e propagando conhecimento sobre o assunto.

Relação plástico x oceanos
 

"As pessoas ainda usam os mares e praias como lixo, sem perceber que os oceanos são uma das principais fontes de vida do planeta", comenta Anna Carolina Lobo, coordenadora do Programa Mata Atlântica e Marinho do WWF-Brasil. Um estudo norte americano estimou que, só em 2010, mais de 8 milhões de toneladas de plástico foram jogadas nos oceanos pelo mundo. Até 2050, o Fórum Mundial Econômico prevê que haverá mais plástico que peixes nos oceanos.

O tema é tão importante que está sendo discutido esta semana no Chile durante o 4º Congresso Internacional de Áreas Protegidas Marinhas (IMPAC4), evento organizado pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) e o Ministério do Meio Ambiente do Chile, com o apoio da rede WWF em todo o mundo. Mais de 80 países estão sendo representados no evento, que conta com a presença de cientistas, pesquisadores, governos, comunidades e ONGs.

Durante a abertura do evento internacional, Yolanda Kakabadse, presidente do WWF Internacional, citou o empresário Richard Branson, que disse: "O oceano nos dá oxigênio, comida e alegria e a gente dá a ele plástico, o saturamos de carbono”.

Para Anna Carolina Lobo, a única solução para resolver o problema dos oceanos é o envolvimento da sociedade. "Precisamos conscientizar aqueles que ainda não sabem dos riscos que os oceanos enfrentam, mostrar na prática quanto de lixo chega nas nossas praias e como a simples ação de jogar lixo no lixo pode fazer toda a diferença para a saúde dos oceanos", diz.

Assim, o projeto Conhecer para Preservar se juntou ao Clean Up the World, movimento mundial que tem tido a adesão de cerca de 35 milhões de pessoas em todo o mundo. O movimento nasceu em 1994 para chamar a atenção da comunidade global à necessidade de cuidar do meio ambiente e orientar como cada indivíduo pode contribuir positivamente para um mundo mais limpo e saudável. 

“Por meio de ações lúdicas como a peça de teatro e mobilizações sociais como os clean ups vamos conseguir mudar a cabeça das pessoas aos poucos e ajudar a melhorar a saúde dos nossos oceanos”, complementa Clerio Aguiar, vice-presidente do Instituto Mar Adentro. As ações dos dias 15 e 16/09 têm o apoio da Associação IEP, Movimento Lixo Zero, Verde Mar, Arte Point, Valor Arte e Amigança Produções.
 
Agenda

15/09
Apresentação gratuita da peça teatral infantil Um Passeio Mar Adentro
Horários: 18h30 e 19h30
Local: auditório do Colégio São Paulo, Av. Vieira Souto 22, Ipanema - Rio de Janeiro
 
16/09
Clean up em Copacabana e na Praia Vermelha
Horário: das 9h às 12h
Pontos de encontro:
Copacabana: Colônia de pescadores Z13 (posto 6) e Hotel Othon
Praia Vermelha: praça Gen. Tibúrcio (Urca)

Inscrições: http://bit.ly/2vlaSAV
Ação dos dias 15 e 16 juntará mutirão de limpeza com peça teatral educativa, tudo pela saúde dos oceanos
© Luiz Blanco / WWF-Brasil Enlarge
Musical infantil “Um Passeio Mar Adentro” é uma das ações do projeto Conhecer para Preservar, parceria entre WWF-Brasil e Instituto Mar Adentro
© Hernane Cardoso Enlarge
Em março, mais de 500 voluntários participaram do primeiro clean up da parceria, na praia de Copacabana, no Rio
© Daniel Lobo Bechara Enlarge
Em julho, foi a vez do mutirão de limpeza acontecer nas Ilhas Cagarras, complexo de proteção ambiental na Baía de Guanabara
© Luiz Blanco / WWF-Brasil Enlarge
Os resíduos recolhidos nos clean ups vai para associações de catadores para ser reaproveitado
© Caio Salles Enlarge
Parte do lixo coletado no último clean up em Copacabana. Ao todo, foram 800 canudos, 4.600 guimbas de cigarro e 600 tampas plásticas
© Caio Salles Enlarge

Comentários

blog comments powered by Disqus