WWF-Brasil ajuda priorizar demandas para Sistema Nacional de Informações Florestais | WWF Brasil

31 Agosto 2017   |
Participantes do Workshop de Consolidação das Informações para a Gestão Florestal Sustentável do Cerrado
© Divulgação/SFB
Fortalecimento do Manejo florestal de produtos não madeireiros, melhor segurança para os recursos hídricos, maior valoração dos serviços ambientais, ampliação da produção e comercialização de produtos nativos do Cerrado são algumas das demandas levantadas para compor o Sistema Nacional de Informações Florestais (SNIF), que pretende produzir conhecimento sobre os biomas brasileiros, a começar pelo Cerrado.

Ao todo foram 222 informações identificadas por lideranças comunitárias do bioma, ONGs socioambientais, representes governamentais, agências financiadoras, proprietários rurais e institutos de pesquisa, durante cinco oficinas realizadas pelo Serviço Florestal Brasileiro (SBF), desde o início do ano.

Na última terça-feira (30), o grupo se reuniu no Workshop de Consolidação das Informações para a Gestão Florestal Sustentável do Cerrado, para priorizar um conjunto de 180 demandas que devem ser detalhadas e disponibilizadas no Portal do SNIF. A intenção é que a ferramenta apresente um diagnóstico dos recursos florestais do Cerrado e o seu potencial de uso na promoção de atividades sustentáveis, de maneira a auxiliar e subsidiar estudos e políticas públicas em âmbito nacional e subnacional, pelos órgãos públicos, academia, sociedade civil e iniciativa privada.

“Como o Cerrado é um bioma altamente impactado pela exploração do agronegócio, tendo perdido mais da metade da vegetação natural, é muito importante nós dispormos de dados acerca da biodiversidade, do uso dos produtos florestais, pesquisa científica, entre outros,  para orientar o seu uso potencial na promoção de atividades sustentáveis e o fortalecimento de políticas públicas de conservação”, afirmou Kolbe Soares, analista de conservação do WWF-Brasil, que reforçou também a grande contribuição do Sistema para a valorização do extrativismo vegetal sustentável praticado pelas comunidades tradicionais e indígenas.

Outro aspecto importante do SNIF é que as informações produzidas poderão ser usadas também no contexto das convenções e acordos internacionais que auxiliem na proteção da diversidade biológica e na mitigação da mudança do clima.
© Divulgação/SFB Enlarge
© Divulgação/SFB Enlarge